segunda-feira, 1 de abril de 2013

Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus


CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto Motivação
Dia Feliz



                                                                                        Prof.: Patrícia Augusta de Alvarenga




                                                                                        ALMEIDA, Tatiane Pereira de
                                                                                        AZEVEDO, Juliana Cristina Fonseca
                                                                                        CHAVES, Vanusa Marques
                                                                                        LUCAS, Tatiane Rafaela Evangelista
                                                                                        MAGALHÃES, Daiana Galdino
                                                                                        MÁXIMO, Poliana de Medeiros
                                                                                        MORAES, Paola Soares Barra
                                                                                        OLIVEIRA, Sheila Pereira de







Belo Horizonte
2013












CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS




Projeto Motivação
Dia Feliz





Trabalho apresentado a Disciplina Comportamento Organizacional ministrada pela professora Patrícia Augusta de Alvarenga, com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência da motivação conjugada com a valorização do ser humano, através da responsabilidade social.






Belo Horizonte
2013








Sumário

1 INTRODUÇÃO............................................................................................ 5
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................. 6
2.1 PRIMEIRA PARTE.................................................................................. 6
2.2 SEGUNDA PARTE................................................................................. 10
2.3 TERCEIRA PARTE................................................................................ 11
3 CONCLUSÃO.............................................................................................. 12
4 ANEXOS....................................................................................................... 13








Resumo




Este trabalho trata-se de uma visita realizada a uma instituição não governamental, com a finalidade de criarmos uma empatia e conhecermos de perto as condições que os idosos enfrentam no seu dia a dia, com o objetivo principal da valorização do ser humano. Para termos consciência da importância que tem essas pessoas, mas que são abandonadas e esquecidas pela sociedade.














1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo principal a motivação e a valorização do ser humano, através da responsabilidade social, buscando conhecer a fundo como é a real situação dos moradores de longa permanência em um asilo. 
Identificar como é feito a seleção dos moradores, funcionários e voluntários, formas de sobrevivência, atividades desenvolvidas durante a semana e como é o relacionamento dos atendidos com todos os colaboradores que trabalham no local.
            O desenvolvimento do trabalho foi divido em quatro partes. Na primeira parte descreveremos um breve histórico da instituição  visitada. Na segunda parte relataremos os aspectos relativos  a percepção do grupo em relação ao local, a motivação dos funcionários e voluntários. Na terceira parte abordaremos a atuação do grupo durante o período permanecido na instituição. A Quarta parte é o fechamento do trabalho constando a percepção de cada componente do grupo e expondo o ponto de vista do que foi visto e realizado.

DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRA PARTE

2.1.1 História do Local
Tudo começou em 1° de março de 1969 através do belo trabalho de solidariedade, doação, dedicação e muito amor, realizado pelo fundador e responsável do projeto, Sr. Célio de Oliveira Trópia.
Iniciou distribuindo sopas para moradores pobres na Alameda do Ipê Branco, na região da Pampulha – Belo Horizonte/ MG. Com o passar do tempo o espaço já estava ficando pequeno para a quantidade de pessoas, que a cada dia aumentava mais. Foi quando surgiu o interesse em comprar um terreno maior para construir uma sede.
            Em 1972 em sede própria localizada no bairro Floramar, antigo bairro Santo Inácio, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus inicia um trabalho pioneiro recebendo crianças portadoras de necessidades especiais, carentes e portadores de paralisia cerebral.
Em 1991 foi inaugurada a “Casa da Esperança”. Espaço planejado e construído para receber exclusivamente idosos que tem como objetivo assistir idosos em situação de vulnerabilidade clínica e social, dando prioridade para aqueles dependentes nas atividades de vida diária.
            Ao longo destes 18 anos, a assistência ao idoso vem passando sempre por inovações para aprimorar cada vez mais o atendimento prestado, e atendendo as necessidades de cada idoso e as famílias. O núcleo busca através de uma parceria com a família do idoso, responsabilizando-a no cuidado e na atenção. É realizado o atendimento ambulatorial e domiciliar, além disso foi criada a internação diferenciada onde o idoso permanece a semana toda na instituição e nos finais de semana eles podem passar  com suas famílias, desta maneira é possível a preservação  do vínculo afetivo entre os familiares.

2.1.2 Missão
Acolher o idoso em situação de vulnerabilidade com riscos clínico e social, possibilitando-os desenvolver suas potencialidades, oferecendo-lhes assistência multiprofissional a nível ambulatorial, domiciliar e asilar, além de assegurar e defender seus direitos enquanto cidadãos, com dignidade e respeito.
2.1.3 Visão
Promover uma vida digna e amparada a crianças deficientes, carentes e com paralisia cerebral, acolher e englobar o idoso no meio social.
2.1.4 Valores
Respeito, Solidariedade, Afetividade e Credibilidade. 

2.1.5 Estrutura Física
Na entrada da “Casa da esperança” tem a sala de espera, recepção, um banheiro para visitantes e funcionários. Ao lado fica um pequeno corredor. Iniciam-se então os quartos que totalizam 21, desses destaca-se:
·                    62 Camas;
·                    1 quarto com 2 camas;
·                    Todos os quartos dispõem de roupeiro, com duas portas para cada;
·                    20 quartos com 3 camas;
·                    1 Banheiro a cada 4 quartos, todos com pias, sanitários e chuveiros;
·                    1 Pequena farmácia, junto a um posto de enfermagem;
·                    1 Cozinha grande;
·                    1 Refeitório com 10 jogos de mesas;
·                    1 Sala de estar com televisor;
·                    1 sala da coordenação;
·                    1 Varanda coberta onde recebem visitas , fazem festas, orações, e alguns as refeições; diárias;
·                    3 Rampas de acesso;
·                    1 Pequeno jardim com área verde com plantas cuidadas por eles.


2.1.6 Ambiente
O local passa uma impressão de ser bem cuidado, limpo e organizado, é espaçoso suficiente para atender de forma confortável e de fácil acesso para todos, mesmo os que são totalmente dependentes de ajuda.
            A casa toda foi construída focada nas necessidades do idoso, como piso antiderrapante, barras de ferro tanto nos banheiros quantos nos corredores e todos os locais que possam colocar em risco a segurança dos moradores. O ambiente é alegre, os funcionários demonstram alegria, dedicação e amor na realização do atendimento. Durante todo o tempo se comunicam com eles, mesmos aqueles que não conseguem entender muito. Transmite ser um local harmonioso para receber, amparar e cuidar dessas pessoas tão indefesas.

2.1.7 Social, Econômica e Financeira
São realizadas atividades de interação com os idosos através de músicas, danças, brincadeiras e festas. Com isso é proporcionado momentos de alegria e de esperança e todas as quartas feiras também é realizado uma missa em ação de graças.
A instituição não recebe nenhuma ajuda de custo do governo para contribuir com o trabalho realizado. Existe um bazar aberto ao publico as quartas-feiras com a finalidade de arrecadar recursos para a instituição. São vendidos roupas e artesanatos doados e feitos por familiares, 50% do salário dos moradores é repassado para o local para atender partes das necessidades, os outros 50% ficam com os familiares, para os que não tem nenhum parente é deixado 100% do benefício. É feito um investimento na fabricação de canetas, camisas, canecas, chaveiros e bolsas para serem vendidos e ajudar na arrecadação de recursos financeiros.
O Núcleo é mantido também através de doações, que são recebidas através de carnês, débitos em conta da CEMIG, COPASA e da Oi.

2.1.8 Recrutamento e Seleção dos Funcionários e Voluntários
O recrutamento de funcionário e voluntários é realizado pelo setor de Recursos Humanos, que prioriza empregados internos do seu quadro de pessoal quando surge vagas. Existe um banco de dados com fichas e cadastros de pessoas interessadas a trabalhar, que são avaliados quando é preciso preencher alguma vaga, o procedimento é feito como qualquer empresa. A instituição recebe estagiários de nível superior na área da saúde a partir do 6º período, os mesmos não são remunerados.
É oferecido pela instituição um treinamento de pessoal introdutório, técnico, administrativo e gerencial com o objetivo de facilitar a adaptação do colaborador, de forma que possam entender a filosofia de trabalho prestado pela instituição. Através do treinamento os colaboradores desenvolvem habilidades, competências e responsabilidades necessárias para atender as exigências da instituição.

2.1.9 Público Alvo
            A Casa da Esperança atende exclusivamente idosos. Tem capacidade para 62 moradores de longa permanência, sendo 33 mulheres e 29 homens.
A casa possui 80 funcionários, distribuídos em médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, coordenadores, funcionários do RH e diretoria. Quanto aos voluntários a quantidade é em torno de 250 pessoas, todos são cadastrados e não tem remuneração pelo trabalho executado.

2.1.10 Perfil dos Atendidos
·                    Idade a partir de 60 anos
·                    Quadro de carência sócio-econômica
·                    Rejeição e/ou abandono familiar
·                    Prioridade para idosos dependentes de AVDs
·                    Desejo do idoso

2.1.11 Descrição do dia a dia dos Moradores
Existe um cronograma feito para os idosos, objetivo é facilitar no atendimento a todos durante a semana, nele inclui consultas médicas, exames laboratoriais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentista, oficinas de artesanato como costura, tricô e aula de hidroginástica. Os tratamentos têm como objetivo melhorar respiração, fonação da fala adequada, ajudá-los em sua individualidade na expressão de suas emoções, desejos e conflitos, facilitar a percepção e exploração dos estímulos.
Os moradores recebem seis refeições diárias ao longo do dia, a alimentação é balanceada pela equipe de nutrição e dietética da instituição. Tendo o cuidado de atender a todos e respeitando as necessidades de cada um, mesmo aos que se alimentam por sonda enteral. Há no núcleo uma sala específica para a manipulação das dietas enterais.

2.1.12 Percepção Geral
Durante todo o período que estivemos no local, observamos como os funcionários e voluntários se relacionavam com os idosos, não constatamos nenhuma forma de irregularidades que pudesse colocar a integridade de qualquer um dos moradores a prova. Pelo contrário notamos muita dedicação, carinho e respeito na assistência. Fomos informados de um dado interessante; que eles não são obrigados a permanecer na casa. Fato é que eles têm acesso a porta da frente que dá saída pra rua, existe um elo de confiança entre a Instituição com esses moradores da casa da esperança que permite tal liberdade.
O respeito, o amor e o carinho prevalecem, é isso que percebemos na assistência prestada, e quando questionados se eram bem tratados, eles respondiam sem hesitar, que sim e que estavam felizes. Os funcionários e voluntários que trabalham no núcleo, demonstram ter muita disposição e boa vontade tanto em atender as necessidades dos moradores quanto das pessoas que visitam o lugar.
Os idosos são tratados com muita cautela, pois alguns deles se encontram muito debilitados e dependem de uma atenção maior por parte dos funcionários, principalmente para as necessidades fisiológicas, alimentação e locomoção. Durante a apresentação do grupo no local, alguns deles estavam mais retraídos e não tiveram uma participação ativa pelo fato de a maioria estar em cadeiras de rodas e terem de dificuldade ao falar e se movimentar. Mas isso não impediu o grupo de enfeitá-los com adereços animados. Os outros idosos que eram menos debilitados, tiveram uma boa interação, conversaram muito e ficaram satisfeitos com o café da manhã e a visita que proporcionamos pra eles.


2.2 SEGUNDA PARTE
2.2.1 Descrição do Ambiente da Instituição
            O Núcleo é um local com infra-estrutura bem planejada, com corredores amplos, pisos antiderrapante, aposentos com três leitos cada,  totalizados sessenta e dois, existe o cuidado de separação de alas masculina e feminina. Ótima ventilação no interior dos aposentos, área de lazer em uma bela varanda com acesso ao jardim com arborização, excelente conservação e limpeza do ambiente em geral da instituição, fazendo da mesma um local agradável e sadio.

2.2.2 Ação dos Funcionários / Voluntários
Tanto funcionários quanto voluntários, demonstraram realizar seu trabalho com dedicação, colaboraram com as atividades promovidas pelo grupo mediante à proposta do trabalho realizado intitulado “ Dia Feliz”, demonstraram boa vontade em auxiliar o grupo à desenvolver as atividades para o entretenimento do público assistido.

2.2.3 Motivação dos Profissionais quanto ao Público Assistido
Apresentaram grande motivação, como amor ao que fazem, qualidades como a responsabilidade com a forma de cuidar, auxiliar e tratar com paciência e carinho aos idosos que se resume em tamanha dedicação, que por sua vez é também refletida no excepcional e admirável trabalho que visa a assistência tanto aos internos mais independentes quanto aos mais dependentes com saúde e condições físicas debilitadas, em vista de todos estes aspectos, pode se perceber a motivação dos profissionais com a execução de um trabalho humanitário e de total responsabilidade social.

2.3 TERCEIRA PARTE

2.3.1 Atividades Realizadas Pelo Grupo e Objetivo Esperado
Foi realizado pelo grupo atividades cuja finalidade visara o entretenimento do público presente, com músicas de época (marchinhas carnavalescas e samba), uso de acessórios de fantasia como: tiaras enfeitadas, chapéus, colares divertidos, entre outros. Foram levados jogos específicos da faixa etária assistida como: dama, xadrez e dominó; mas devido ao fato de a maioria dos idosos serem debilitados, não foram utilizados e a turma teve de partir para o plano “B”, que foi realizado um momento de leitura e bate-papo.
            Foi oferecido pelo grupo um café da manhã, com frutas (banana, mamão, melancia), biscoitos (papa-ovo), pães de queijo, suco de laranja e café. Todos os alimentos foram levados com a liberação do setor nutricional da instituição.
O intuito das atividades realizadas foi de proporcionar aos moradores um momento de descontração e alegria.

2.3.2 Doações
Foram arrecadados pelo grupo produtos de higiene pessoal, sabonetes, papel higiênico, creme dental, alimentos não perecíveis e algumas roupas, cada membro do grupo adquiriu a camisa da instituição, cujo valor é repassado para atender as necessidades da instituição, que não possui fins lucrativos, mas tão somente a assistência ao público interno do local.

 3 CONCLUSÃO
Neste trabalho abordamos a motivação existente entre os moradores de uma instituição de caridade com os funcionários, o objetivo proposto era para termos um contato mais próximo com o ser humano e atentarmos para  a responsabilidade social que devemos ter.
            Concluídos as etapas do trabalho de acordo com que foi proposto  pela disciplina. A visita ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, trouxe experiências inesquecíveis, devido ao momento de interação que passamos com os moradores. Nos fez refletir a importância da dedicação ás outras pessoas e, sobretudo valorização pela vida.
            Ouvimos muitas histórias narradas por alguns moradores, relatando os momentos de dificuldades e sofrimentos que passaram para conseguir criar os filhos, e que agora se encontravam em tal situação de total abandono, pois poucos dos que tem algum parente, não recebem visitas, foram  só pra deixa-los e não mais voltaram. Durante os relatos pensamos até que ponto vale a pena se ter filhos, uma vez que nos momentos de maior sofrimento e necessidade de apoio, eles descartam como se não fizesse diferença.
Durante a visita, os residentes demonstraram satisfação e alegria, pois eles vivem desses momentos, no qual os visitantes amenizam a ausência dos familiares. O Dia Feliz nos proporcionou momentos de aprendizagem e de avaliação, e isso veio para acrescentar ainda mais na nossa bagagem profissional e pessoal.  

PERCEPÇÃO INDIVIDUAL

“Considero que sou outra pessoa, após ter realizado a visita aos idosos, aprendi ainda mais como é importante valorizarmos as pessoas que estão ao nosso lado. E fiquei feliz em ver que existem pessoas que se dedicam com amor ao que estão fazendo, oferecendo conforto ou uma palavra amiga. O ambiente também atende bem quanto ás necessidades dos moradores, tudo é muito simples, mas o que cada um quer é o respeito e a dedicação dos que rodeiam” (Daiana Galdino Magalhães)

“Foi muito gratificante proporcionar o Dia Feliz no núcleo. Durante a visita interagimos com os idosos, conversamos. Percebi que são bem tratados, e o ambiente bem organizado. Encaro esse trabalho como um grande aprendizado, pois tive a oportunidade de levar um pouco de alegria aos internos. Adorei a experiência.” (Juliana Cristina Fonseca Azevedo)

“O que pude perceber que foi um trabalho de muita responsabilidade, que exige um cuidado extremo, dedicação e o principal muito amor pelo trabalho. No geral, todos vivem em harmonia, cada um com sua dificuldade, sempre mantendo um ambiente tranquilo, limpo e organizado, ideal para o bem estar de todos. Senti que nosso grupo teve uma experiência muito boa, que fomos bem recebidos e que todos aproveitaram bastante no trabalho motivacional.” (Paola Soares Barra Novaes)

“Em nossa visita ao Núcleo percebi uma nova realidade. À primeira vista foi um grande impacto ver muitos idosos em suas cadeiras de rodas, mas em contra partida havia idosos caminhando pra cima e pra baixo. Percebi que a casa tem boa estrutura e bons cuidados, feitos através de enfermeira, voluntários. Notei uma grande variedade de atividades, dentre elas hidroginástica, pintura. O que me assustou foi ver que a casa não recebe ajuda de órgãos públicos, e mesmo assim pude ver comida de qualidade, além de uma grande área de lazer. Quando caminhávamos fui surpreendida por uma mulher que estava de cama se recuperando de uma cirurgia de rins, Maria Rosa ou “Rosa” me identifiquei diretamente com ela por sua Fé e suas palavras de esperança, mulher de muita Fé. Olhando essa realidade vejo que Deus existe e cuida de cada um de nós. Espero que todos tenham sentido um pouco do amor de Deus através de nosso Dia Feliz.” (Poliana de Medeiros Máximo)

“Visitar o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, mediante proposta apresentada pela disciplina Comportamento Organizacional, intitulada “Dia Feliz”, pode proporcionar uma experiência única, pois significou a possibilidade de conhecer “um mundo novo”, ter contato com pessoas que tem muito à ensinar com sua sabedoria e experiência de vida ,e nos leva à refletir sobre o merecido respeito que devemos ter com aqueles aos quais nos referimos como senhores e senhoras, idosos e membros da terceira idade, pessoas que me passaram sentimentos de diversos tipos, como alegria , de vê-los bem e sorridentes, tristeza, de ver alguns em estado de saúde e emocional fragilizado, entre outros sentimentos, a verdade é que , é difícil explicar a sensação que tal experiência nos provoca, pois é um “mix” de novidades para nossa mente, vivenciar por um dia a realidade que cerca o cotidiano de internos, funcionários e voluntários, de fato é algo excepcional, ouvir e ver o que pensam, o que fazem, pessoas que só tem à acrescentar em nossas vidas, bons valores e sentimentos, e tudo de bom que se possa imaginar, em um dia que marcou minha vida e minha história para sempre , só pode ser algo maravilhoso e emocionante.” (Sheila Pereira de Oliveira)

“O Núcleo para Jesus é um ambiente muito confortável e aconchegante onde os moradores realmente se sentem em casa. Todos os moradores daquele lugar gostaram muito da nossa visita, pois a maior parte do tempo eles se sentem um pouco sozinhos. As pessoas que trabalham na instituição são muito dedicadas para com os moradores do lar. O grupo interagiu bastante com a equipe e os moradores do núcleo, todos nós gostamos de ter ido visitar e tenho certeza de que eles gostaram de ser visitados.” (Tatiane Pereira de Almeida)

“O momento de interação com os idosos foi de extrema importância, acredito, em minha vida pessoal e profissional. Pude perceber que sem amor e dedicação não se consegue muita coisa. Com o trabalho realizado, conseguimos levar aos idosos incentivo e força a viver um pouco mais, mesmo com todas as dificuldades. Sabendo que muitos deles não recebem muitas visitas, principalmente de familiares, a minha maior motivação foi ver, em cada rosto, em cada olhar, mesmo dos debilitados, a felicidade do momento.” (Tatiane Rafaela Evangelista Lucas)


“A visita ao Núcleo Assistencial foi um momento especial e agradável, o local é bem administrado, possui uma estrutura adequada e bem preparada para receber os idosos, os profissionais são capacitados e cuidam dos residentes com carinho. Os mesmos demonstraram alegria por estarem na instituição, devido à atenção que eles recebem dos cuidadores e pela companhia de seus amigos. Ao conversar com alguns idosos tive uma experiência muito triste. Pude perceber que eles carregam uma profunda tristeza pela rejeição de seus familiares ou por terem perdido seu ente querido. Alguns deles acostumaram com a ausência de seus familiares e não esperam por sua visita.” (Vanusa Marques Chaves)

















2 comentários:

  1. Parabéns a todas as componentes do grupo, foi uma experiência maravilhosa.

    Agradeço a Deus pelo resultado final.


    Daiana

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    1. Parabéns ao Grupo Fênix!

      Foi Maravilhoso!!!

      Tatiane Lucas

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