segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia Feliz Grupo Felicidade Alheia: Casa de Apoio Beatriz Ferraz Célia Janotti


Projeto Aplicado apresentado como requisito de avaliação do curso de Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário UNA, para aprovação na disciplina Comportamento Organizacional.


Professora: Patricia Alvarenga

Sumario

Ano da Fundação
Fundador
Historia do local
Estrutura Física, Ambiente, social econômica, financeira
Formas de recrutamento e seleção dos funcionários e das pessoas atendidas
Quantidade de funcionários e voluntários
Dia a dia no local
Formas de sobrevivência Financeira
Site do local, formas de comunicação 
cartazes, mural e outros
Empreendedorismo Social
Missão
Visão
Valores
Comportamento observado dos funcionários e pessoas atendidas
Conclusão

 Integrantes Grupo Felicidade Alheia
Aline Paula Borges

Ana Paula Reis das Dores
Edilene Ramos de Souza
Leandro Alves Teodoro
Luciane Moreira da Silva
Luciele Aparecida Sousa Santos
Rafaela Fernanda da Mata
Samanta Silveira Gonçalves
Viviane Marcelina Almeida



Casa de Apoio Beatriz Ferraz


Ano da Fundação


  A casa de apoio Beatriz Ferraz foi fundada em 2006, completando esse ano 08 anos de fundação e o Mantenedor que é o Instituto Mario Pena existe há 41 anos.


Fundador


  A Casa de Apoio Beatriz Ferraz surgiu da união dos  lares “Célia  Janotti” e “Januário Carneiro” em 2006.

Beatriz Ferraz era casada com o um nomeado advogado de Belo Horizonte, eles tinham uma caixinha de dinheiro que era destinada a comprar uma casa aonde coubessem os dois lares ( Januario e Célia)  para economizar, então foi comprado por eles da família Garrido com o valor de 400 mil, onde hoje esta localizada a ‘A Casa de Apoio Beatriz Ferraz’.

Ela via a necessidade dos pacientes por ser também portadora de câncer.


Historia do local

  O Instituto surgiu, em 1971, com o nome de Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna, e atendia pacientes oncológicos em fase terminal. Nesta época, o Hospital Mário Penna era da Secretaria Estadual de Saúde e recebia voluntários que iam ao Hospital para dar melhores condições de vida e conforto aos pacientes internados. Motivado pelos ideais deste grupo, o médico João Baptista Resende Alves se uniu a alguns médicos residentes, que trouxe para ajudá-lo a tratar dos enfermos. A equipe se fortaleceu e foi criado o Corpo de Voluntárias e, devido a este trabalho, em  1975, foi doado pelo Poder Público Estadual o terreno onde, hoje, se localiza o Hospital Mário Penna.

Tempos depois, a equipe de apoiadores conseguiu outro terreno, doado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no bairro Luxemburgo, onde, em 1980, as obras para a construção de mais um hospital começaram. Nesta época, o nome dado foi Instituto Mineiro de Oncologia (IMO) para tratamento exclusivo de pacientes oncológicos. Hoje, ele é um hospital geral com foco em oncologia e possui o mesmo nome do bairro, Luxemburgo. Com as obras finalizadas, em 1986, começaram as atividades da Pastoral da Saúde que visita os pacientes e dá orientação espiritual. Sempre atenta à sua responsabilidade social, a Associação criou o Lar Célia Janotti, que foi inaugurado em 1997, e abrigava pacientes carentes, adultos, vindos do interior para tratamento nos hospitais do Instituto.

  Com o intuito de também hospedar e ajudar crianças e adolescentes, em 2000, surgiu o Lar da Criança Januário Carneiro que hospedava não apenas elas, mas também seus acompanhantes ou responsáveis. 

  No ano de 2006, houve a junção dos lares que receberam o nome de Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Hoje, ela acolhe pessoas do interior, de qualquer idade, que estão em tratamento nos hospitais de Belo Horizonte.






Estrutura Física, Ambiente, social econômica, financeira

·         Recepção

·         Sala de Administração

·         Ala Infantil: Lar Januário Carneiro – dispõe de 20 vagas, sendo 10 para crianças ou adolescentes e 10 para o respectivo acompanhante, banheiro feminino e masculino, estar com televisão e revistas, posto de enfermagem e sala de dietas.

·         Ala Adulta: Lar Célia Janotti – aposentos para 40 pessoas, sendo 20 para sexo masculino e 20 para sexo feminino, posto de enfermagem, rouparia, sala de medicamentos, banheiros masculino e feminino, estarem com televisão e revistas.

·         Terraço panorâmico destinado a atividades lúdicas, reuniões, festividades, descanso, relaxamento e reflexão.

·         Lavanderia - destinada a lavagem de roupas particulares.

·         Sala de Armazenamento de Alimentos

·         Capela

·         Brinquedoteca

·         Cozinha

·         Sala de descanso

·         Refeitório

·         Área externa

·         Primeiro piso – espaço para serviços gerais da casa, cozinha, refeitórios, capela, brinquedoteca, sala de leitura, sala de armazenar doações não perecíveis.

Formas de recrutamento e seleção dos funcionários e das pessoas atendidas

   O recrutamento e desenvolvimento de funcionários são feitos através do site, banco de currículos ou indicações. Assim sendo escolhidas passam por uma entrevista com o Gerente Hélio.

   As pessoas atendidas passam primeiramente por uma consulta na Comissão Municipal de Oncologia, quando o resultado do exame é positivo a mesma é vinculada no sistema “INCA” Instituto Nacional do Câncer, assim ela é encaminhada para o Serviço social onde é feita a analise e a verificação da necessidade de ser levada para casa de Apoio Beatriz Ferraz.



Público atendido e quantidade de pessoas atendidas; perfil dos atendidos.

   Nela são atendidas pessoas carentes, principalmente do interior, que estão em tratamento em Belo Horizonte, uma hospedagem que oferece a eles, conforto e dignidade.

Quantidade de funcionários e voluntários

Hoje a casa de apoio conta com 21 funcionários:


·         01 Gerente

·         01 Coordenador operacional

·         05 Técnicos de enfermagem em escala 12x36

·         04 Cuidadora em escala de 12x36

·         02 Auxiliares de cozinha

·         01 Recepcionista

·         02 Monitor

·         05 Auxiliares de limpeza

No momento conta com 02 voluntários

·         Daniel

·         Jorge

Dia a dia no local

   Inicia as atividades com café da manha de 06:30 as 09:00 horas, o almoço 11:30 as 12:30 horas e os funcionários as 13:00 horas; o café da tarde 14:00 as 15:00 horas e o jantar 18:00 ás 20:00. Nos intervalos, existem momentos de lazer como leitura, jogos, brinquedoteca...

   Cada paciente exige uma rotina diferenciada, pois segue agenda medica conforme necessidade do seu tratamento devido às radioterapias, quimioterapias e consultas.

Formas de sobrevivência Financeira

   A casa de Apoio sobrevive apenas de doações como as arrecadações em supermercados, Telemarketing do Mario Penna e doações Feitas por voluntários. Repasse do SUS e consultas particulares.

Site do local, formas de comunicação cartazes, mural e outros.





Empreendedorismo Social

   A Casa de Apoio Beatriz Ferraz surgiu da união dos  lares “Célia  Janotti” e “Januário Carneiro” em 2006.  Nela são atendidas pessoas carentes, principalmente do interior, que estão em tratamento em Belo Horizonte.

   A  casa  oferece  alimentação, atendimento  psicológico, lazer, serviços  de enfermagem, transporte e outros recursos para seus  pacientes. Além disso, a  dor é abrandada pela atenção, proteção,  carinho e apoio dados pelos funcionários e voluntários.

   No ano de 2008,  foram  mais  de  70 mil  atendimentos  sem nenhum ônus para os pacientes e acompanhantes. Uma hospedagem que oferece a eles, conforto e dignidade.

Em  2009,  houve  a ampliação  para  685m² de área  construída  e revitalização da Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Isto possibilitou a melhoria dos serviços prestados, mais atendimentos e melhores acomodações.

   Apesar da tristeza que o câncer  traz, o  ambiente  desta  casa é  cheio de vida, saúde e lúdico, o que ajuda  a amenizar o  sofrimento da doença. Essa parceria tornou possível ao Instituto cumprir seu objetivo de proporcionar às pessoas um abrigo confortável e apoio multidisciplinar.

 Missão

   Promover a saúde através de assistência, do ensino e da pesquisa, com ênfase em oncologia, visando à melhoria de qualidade de vida, com responsabilidade social e filantrópica.

Visão

Ser referência nacional em oncologia até 2015.

Valores

·         Defesa intransigente da vida.

·         Acolhimento fraterno.

·         Valorização do capital Humano.

·         Respeito e gratidão aos doadores e voluntários.

·         Legitimidade, moralidade e impessoalidade.

·         Prevalência do interesse público sobre os interesses pessoais.

·         Transparência nas relações.

·         Equidade nas relações.

·         Eficiência e eficácia na gestão




Comportamento observado dos funcionários e pessoas atendidas

Funcionários: A equipe de profissionais da instituição são extremamente capacitados, unidos, preparados fisicamente, psicologicamente para lhe dar com determinada situação que cada paciente exige, visando sempre o lado humano e o bem estar  dos pacientes

Pacientes: Que apesar das situações que cada um se encontra, estavam felizes, bem assistidos, estimulados a enfrentar e prosseguir com o tratamento.

Ambiente da Instituição

   Foi observado que a estrutura é composta de boa localização, onde oferece instalações físicas adequadas com boas condições de higiene, salubridade e segurança, garantindo a acessibilidade a todos os pacientes encaminhados a casa de apoio, disponibilizando acesso por rampas para facilitar a movimentos dos mesmos; atendendo as exigências dos códigos de obras e posturas locais, assim como as normas técnicas brasileiras pertinentes a cada uma das instalações: água, esgoto, energia elétrica e combate a incêndio, telefonia e outras.

Ações do voluntários e Funcionários

   Podemos observar que os funcionários e voluntários que estavam presentes são muito educados e apresentaram um carinho e cuidado com todos. Sempre procurando brincar e motivar cada um. Disponibilizando desde serviços de recreação, psicológico, apoio religioso, alimentação e serviços de enfermagem.

Ações  Motivacional

   Fui observado eu a motivação é o ponto crucial para o tratamento. Para a maioria das pessoas crer em algo faz com que o tratamento seja menos doloroso. O fato de está perto de pessoas positivas lava não só o paciente, mas funcionários e voluntários a ter uma percepção e uma visão de que com a dor alheia, mas tornamos pessoas verdadeiras.  

Atividades desenvolvidas pelo grupo

   O bingo foi a atividade escolhida pelo grupo para interagir com as pacientes e seus familiares, visando uma melhor empatia entre todos os presentes. 


Conclusão

   Com a visita do grupo Felicidade Alheia à casa de apoio Beatriz Ferraz concluímos que a vida é única, mas com ela podemos proporcionar as pessoas necessitadas momentos e dias felizes com simples atitudes como: um abraço amigo, uma palavra amiga, brincadeiras e doações...

   Identificamos o quanto somos egoístas em pensarmos apenas em nós mesmos, deixando de lado os sentimentos e necessidades alheias.

   Más o melhor disso tudo é o aprendizado que ficou de não sermos egoístas e mais humanos. Esta experiência ficara em nossas vidas para sempre.





Percepção individual

Percepção Aline

Minha conclusão sobre esse trabalho magnifico que foi o Dia Feliz na Casa de Apoio Beatriz Ferraz me trouxe a melhor das conclusões, que somos todos iguais, onde um precisa do outro em algum momento da vida, talvez em momentos e situações diferenciadas.

Que não perdemos nada em ajudar o próximo, pelo contrario ganhamos, me sentir extremamente bem em ajudar o próximo, com simples atitudes e palavras. Conclui também o quanto tenho que me modificar, presenciei momentos que me fez pensar o quanto somos egoístas e quanto damos importância para coisas tão fúteis, como uma roupa nova, um sapato novo, enquanto pessoas ao nosso redor precisam de tão pouco para se sentirem melhores.

Ficara para sempre esse momento em minha vida, levarei comigo esses momentos tão importantes e significativos de aprendizado, quanto foi a visita na Casa de Apoio Beatriz Ferraz.


Percepção Ana Paula

Durante está visita na casa de apoio Beatriz Ferraz pude perceber como um abraço faz toda diferença na vida de muita gente e como somos muito egoístas em nossa atitude, foi muito bom ver a alegria de todos que estavam presentes.


Percepção Edilene

Minha percepção foi de um ambiente tranquilo  e com estrutura para receber  todos que são encaminhados para a casa de apoio, as pessoas que estão em tratamento apesar da doença estão satisfeitas com o tratamento e foram muito bem acolhidas.


Percepção Leandro

É perceptível a carência dos pacientes desta instituição, onde até mesmo com um simples sorriso se tem um grande retorno. Esta situação pode ser exemplificada até mesmo com o paciente, s.r. Antônio, onde apesar de traquestomizado não deixava de sorrir um momento sequer, enfim, transparecer sua alegria com nossa visita.
Esta visita foi prazerosa e gratificante, pois com gestos amáveis pôde-se trazer um momento de alegria para aquelas pessoas.


Percepção Luciane

O local atende pessoas muito carentes e humildes, o clima do local e agradável e da muita abertura para interação com os pacientes que por sua vez são muito abertos e tem um excelente humor.

A estrutura, e organizada, a casa possui um belo trabalho para manter o local sempre limpo e higienizado; A rotina com os horários se adéquam com a rotina dos pacientes que tem seus horários próprios devido a seus tratamentos; a casa tem transporte para levar os pacientes para o hospital.

A minha impressão foi que o local se preocupa realmente com as pessoas e procura proporcionar a melhor estrutura e ambiente possível.


Percepção Luciele

Com o nosso trabalho pude  notar  que tão pouco para muitos pode significar muito, por exemplo: um simples gesto, um simples olhar, uma simples atitude ou até mesmo um simples tocar nas mãos. 
pude ver o quanto somos em geral egoístas que quanto mais nós temos mais queremos independente se precisarmos ou não; 
 espero de hoje em diante mudar minhas prioridades e ver as situações de outro angulo de outra forma.


Percepção Rafaela

A percepção que eu tive da casa de apoio Beatriz Ferraz foi muito boa , Apesar da situação que os pacientes si encontram passam uma alegria enorme , os funcionários muito atenciosos com bastante cuidado com todos  os voluntários satisfeitos em ajudar , um ambiente super organizado . 


Percepção Samanta

Fiquei muito emocionada com nossa visita à instituição. O lugar é muito bem organizado, limpo e bem estruturado. Nunca tinha feito um trabalho voluntário e fiquei muito tocada de ver pessoas "lutando" pela vida. O caso que mais me marcou foi do Gabriel, um menino de 5 anos, com câncer. Todos os pacientes ficaram muito felizes com nossa visita e nos receberam muito bem.


Percepção Viviane

Minha percepção com relação a casa de apoio e de todas as instituições a qual eu procuro ajudar, esta foi a primeira casa que as pessoas são tratadas com um diferencial. Igualdade. O olhar sobre o outro não diferencia ninguém diante da doença.





                                                   Professora: Patrícia Augusta de Alvarenga

Belo Horizonte

2013

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