terça-feira, 9 de abril de 2013


Centro Universitário UNA
                                               Comportamento Organizacional


                                                                             





Dia Feliz
   Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus






                                                                                                             



  Nome: Hudson Luiz Moreira da Silva


                                                                              INDICE
1.      Resumo
2.      Introdução
3.      Apresentação da instituição
3.1  História do local
3.2  Estrutura física, social
3.3  Missão, visão e valores
4.      A instituição
4.1  Formas de recrutamento e seleção de funcionários
4.2  Forma de seleção das pessoas atendidas
4.3  Dia a dia no local
4.4  Forma de sobrevivência financeira
4.5  Organograma
5.      Observando a instituição
5.1  Ambiente
5.2  Comportamento dos funcionários
5.3  Comportamento das pessoas atendidas
6.      Ajudando ao próximo
6.1  Atividade realizada pelo grupo
6.2  Doações
6.3  Objetivo das tarefas desenvolvidas
7.      Percepção individual
8.      Conclusão



















1.      RESUMO
O trabalho a seguir tem por finalidade aprofundar os conhecimentos sobre instituições de caridade, onde poderemos vivenciar o dia a dia de uma instituição, analisar as principais dificuldades enfrentadas, o histórico do local, meios de sobrevivência da instituição, perfil dos colaboradores, perfil das pessoas atendidas, objetivo da instituição, enfim, como é fazer parte de uma instituição e como lidar com toda a burocracia que existe por trás dela.






















2.      INTRODUÇÃO
Ajudar o próximo sempre foi o objetivo das pessoas, mas com os compromissos inadiáveis, a falta de tempo iminente, e todas as pendências que fazem do nosso dia a dia chato, cansativo, desgastante, a ajuda acaba ficando de lado. Mas hoje não, hoje é dia de pensar no próximo, agir em prol dos mais necessitados. Por isso, fui até o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (Rua José Ferreira Magalhães, 341, Floramar, Belo Horzionte-MG), local onde menores e idosos podem ter um pouco de conforto, amizade, carinho e respeito das pessoas. Local simples e aconchegante, onde é realizado um trabalho incrível de ajuda ao próximo, com muitos monitores, uma área de convivência gigantesca, funcionários sérios e dedicados, que buscam dar maior valor a vida das pessoas necessitadas.




















3.      APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
3.1  HISTÓRIA DO LOCAL

No dia 1º de Março de 1969, um grupos de pessoas começaram a distribuir sopas para as pessoas carentes na região da Pampulha. Com o passar do tempo, a área ficou pequena para a quantidade de pessoas que eram atendidas. Então, em 1972, foi inaugurado no Santo Inácio, hoje Floramar, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. A partir da possibilidade da construção da sede, foi possível aumentar o numero de pessoas atendidas, juntamente com a diversificação das pessoas. Onde antes eram atendidas apenas pessoas carentes, agora atendiam também a crianças com deficiência, paralisia cerebral e carente.
Hoje o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma Associação Beneficente e de Assistência Social, de orientação religiosa cristã, constituída de ilimitado número de associados, com a finalidade de prestar assistência social, material e amparo a pessoas.

3.2  ESTRUTURA FISICA, SOCIAL E FINANCEIRA.

O núcleo conta com diversos setores de apoio as pessoas carentes, sempre no ímpeto de proporcionar melhores condições de vida para os mais necessitados. Estes setores são separados por instalações ao longo do quarteirão da rua em que estão instalados. Os setores são:
- Casa da esperança: acolher o idoso em situação de vulnerabilidade e risco clínico e social, possibilitando a ele o desenvolvimento de suas potencialidades e oferecendo-lhe assistência multiprofissional em nível ambulatorial, domiciliar e asilar, além de assegurar e defender seus direitos enquanto cidadão.
- Clinica Odontológica: prestar assistência odontológica a todas as pessoas matriculadas no núcleo.
- Clinica médico-psico-sócio-pedagogica: promover ações terapêuticas para o desenvolvimento das potencialidades das crianças e dos adolescentes com deficiência.
- Centro de Educação Especial Sérgio de Freitas Pacheco: oferecer uma educação que proporcione ao indivíduo desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, favorecendo sua inclusão na sociedade e uma melhor qualidade de vida.
- Casa do Caminho: resgatar o potencial das pessoas internas do núcleo, atuando no seu desenvolvimento funcional, cognitivo, social, afetivo e espiritual.
      O núcleo sobrevive através de doações, pagamentos de boletos bancários (para aqueles que quiserem aderir ao programa), contribuição monetária, venda de objetos em bazar beneficente.

3.3  MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Visão: O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma associação beneficente e de assistência social que tem como finalidade prestar assistência material e dar amparo as pessoas carentes sem distinção de crença, raça ou nacionalidade.
Missão: acolher e assistir crianças, adolescentes e idosos, carentes e/ou especiais, vinculados a instituição, sem distinção de crença, raça ou nacionalidade, buscando resgatar o máximo de seu potencial e atuando, efetivamente, no seu desenvolvimento funcional, cognitivo, social, afetivo e espiritual, com o intuito de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa.
Valores: amor, fé, otimismo, ética, solidariedade, cooperação,  perseverança, espírito cientifico.

4.      A INSTITUIÇÃO
4.1  FORMAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE COLABORADORES

A escolha dos colaboradores ocorre através de seleção, onde as pessoas repassam o curriculum para o setor de RH, sendo selecionado essa pessoa passa por testes psicológicos, testes dinâmicos e de grupo, entrevista com o setor de RH, entrevista com o padre e entrevista com o psicólogo do núcleo. O núcleo dá preferência para pessoas que morem próximas do local de trabalho, pois assim evitam que as pessoas possam pegar ônibus e chegarem cansadas no trabalho, possam se sentir mais cômodas por estarem perto de casa. O núcleo conta com 415 funcionários, dentre os diversos setores. Todos os diretores trabalham de forma gratuita, sendo pago somente os funcionários a partir dos coordenadores.

4.2  FORMA DE SELEÇÃO DAS PESSOAS ATENDIDAS

O publico atendido pelo núcleo são crianças e idosos. Elas se distinguem da seguinte maneira:
- crianças internas: são crianças que vivem no núcleo. São crianças que foram deixadas por famílias sem condições de criarem seus filhos, crianças que o juizado determina que morem no núcleo apelidado de filhos dos juízes. Hoje, o núcleo conta com aproximadamente 100 crianças internas.
-crianças externas: são crianças que vão para o núcleo para estudar, para passar o dia enquanto a família trabalha, e dormem em suas casas, ou que procuram o núcleo para algum atendimento (odontológico, medico, creche). Hoje, existem aproximadamente 300 crianças externas no núcleo.
- idosos internos: são aqueles que dormem no núcleo. Existem aproximadamente 30 idosos internos.
- idosos externos: são aqueles que ficam no núcleo durante um determinado período do dia, seja para atendimento, para acompanhamento, e dormem em suas casas. Hoje existem aproximadamente 60 idosos externos.

4.3  DIA A DIA NO NÚCLEO

O dia a dia no núcleo é bem agitado. Através dos diversos programas voltados para a comunidade, sempre tem um grande numero de pessoas nas imediações do núcleo. Os locais mais agitados são a ala de crianças internas e de estudantes. Um local bem movimentado, também, é o setor de doações. Enquanto entrevistei a senhora Magda Silvia de Assis Maciel (foto no recurso visual), 3 caminhões de doações foram entregues para o núcleo. Foram recebidos colchões, alimentos, produtos de limpeza, mochilas, artigos esportivos, tudo para dar continuidade do trabalho.

4.4  FORMA DE SOBREVIVENCIA

O núcleo é uma instituição que não possui parcerias de grandes empresas, não possui apoio da prefeitura ou de qualquer órgão governamental, sobrevive apenas de doações feitas pelos cidadãos, ou pagamento de carnê de fidelização, desconto em boletos bancários, ou debito em conta em bancos conveniados, venda de produtos na área de bazar.
4.5  ORGANOGRAMA

5.      OBSERVANDO A INSTITUIÇÃO
5.1  AMBIENTE
O espaço onde fica localizado o núcleo é tranquilo, tendo em vista que ocupa quase um quarteirão do bairro, possui uma praça de convivência a céu aberto, decorada com arvores de grande porte, possui uma área de coleta seletiva, praça bem espaçosa, harmonia pura com o local. As instalações do núcleo são bem feitas, dormitórios bem distribuídos, bem conservados, banheiros muito bem higienizados, piso muito bem cuidado. As salas onde as pessoas trabalham contam com computadores novos, mesas bem montadas, muitas flores e quadros dando a sensação de tranquilidade no local.
5.2  COMPORTAMENTO DOS FUNCIONARIOS
Todos os funcionários que pude conversar, ou que encontrei durante a visita, foram muito solícitos, educados, muito atenciosos. Pessoas que procuram ajudar ao máximo todos que estão ali. Muito cuidadosos com os mais carentes, pessoas que estão ali principalmente para proporcionar conforto aos mais necessitados. Responsabilidade que contagia todo mundo, desde o diretor geral até o auxiliar de serviços gerais.
5.3  COMPORTAMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS

Vai aqui um desabafo muito fiel de quem nunca tinha visitado um lugar como este: as pessoas ali não tem distinção de dinheiro ou não, elas não se importam com o bem material, com o que você tem, com o carro que você anda, elas só querem ser amadas e respeitadas. As vezes agente reclama dos nossos compromissos, temos que repensar nossa forma de agir.
Voltando ao que interessa pessoas extremamente felizes, sorridentes, com um brilho no olhar de poder viver com dignidade, com o amparo, carinho e amor recebido pelos colaboradores do núcleo. Muito bacana.
6.      AJUDANDO AO PROXIMO
6.1. ATIVIDADE REALIZADA PELO GRUPO
            Pude captar varias atividades que eles desempenham que são abertas ao publico. Essas atividades foram criadas para promover o melhor entendimento, melhorar o relacionamento dos funcionários e se estendeu até as pessoas que são atendidas pelo núcleo. Uma dessas atividades é o Projeto Quinta na Praça, que acontece toda ultima quinta feira do mês, das 14 as 17 horas, na praça do núcleo, e promove a descontração dos funcionários e dos carentes. Eu não pude participar de nenhuma atividade, pude observar os funcionários a cuidarem das pessoas, as aulas dos alunos, ao recolhimento das doações.
6.2 DOAÇÕES
Quando liguei para marcar um horário de visita no ímpeto de concluir meu trabalho escolar, me propus a levar alguma doação que eles precisassem. Eles pediram se fosse possível, levar leite ou fralda geriátrica. Levei duas caixas de leite, pois tanto as crianças quando os idosos consomem muito leite. Uma ajuda pequena, mas pela felicidade da pessoa que recebeu, pelo jeito chegou em ótima hora.
            6.3 OBJETIVOS DAS TAREFAS DESENVOLVIDAS
O objetivo das tarefas desenvolvidas é vivenciar um pouco o dia a dia difícil das pessoas que ali ficam a maior parte do tempo, ou que moram ali. Poder sentir na pele o que essas pessoas passam todos os dias, por duas, três horas que for, mostrou como a vida na tem valor para nós que temos uma condição melhor do que a das pessoas que ali estão. Faz agente repensar na vida, dar mais valor as coisas pequenas. E de proporcionar alegria aos moradores do lugar, tirar um pouco a solidão, dar carinho para aqueles que necessitam.
7.      PERCEPÇÃO INDIVIDUAL

Visita muito produtiva, deu um novo significado para a vida. As vezes temos de tudo e ficamos reclamando das coisas, sempre querendo mais, enquanto o que a maioria das pessoas querem apenas um pouco de atenção, carinho, amor. Graças a Deus existem pessoas de bom coração, que tem esse tipo de iniciativa, de pensar em ajudar o próximo, de colocar o próximo em primeiro lugar, essas pessoas sim merecem o que a vida tem de melhor pra dar.

8.      CONCLUSÃO

A finalidade desde trabalho foi identificar as necessidades, observar as dificuldades, vivenciar, discutir e pensar na burocracia de uma instituição de caridade.

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