CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DE RECURSOS
HUMANOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto Motivação
Dia Feliz
Prof.:
Patrícia Augusta de Alvarenga
ALMEIDA, Tatiane Pereira de
AZEVEDO, Juliana Cristina Fonseca
CHAVES, Vanusa Marques
LUCAS, Tatiane Rafaela Evangelista
MAGALHÃES, Daiana Galdino
MÁXIMO,
Poliana de Medeiros
MORAES,
Paola Soares Barra
OLIVEIRA,
Sheila Pereira de
Belo Horizonte
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DE RECURSOS
HUMANOS
Projeto Motivação
Dia Feliz
Trabalho apresentado a Disciplina Comportamento Organizacional ministrada
pela professora Patrícia Augusta de Alvarenga, com o objetivo de proporcionar
aos alunos a vivência da motivação conjugada com a valorização do ser humano,
através da responsabilidade social.
Belo Horizonte
2013
Sumário
1
INTRODUÇÃO............................................................................................
5
2
DESENVOLVIMENTO..............................................................................
6
2.1 PRIMEIRA
PARTE..................................................................................
6
2.2 SEGUNDA
PARTE.................................................................................
10
2.3 TERCEIRA
PARTE................................................................................
11
3
CONCLUSÃO..............................................................................................
12
4
ANEXOS.......................................................................................................
13
Resumo
Este trabalho trata-se
de uma visita realizada a uma instituição não governamental, com a finalidade
de criarmos uma empatia e conhecermos de perto as condições que os idosos
enfrentam no seu dia a dia, com o objetivo principal da valorização do ser humano.
Para termos consciência da importância que tem essas pessoas, mas que são
abandonadas e esquecidas pela sociedade.
1
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho tem como objetivo principal a motivação e a valorização do
ser humano, através da responsabilidade social, buscando conhecer a fundo como é
a real situação dos moradores de longa permanência em um asilo.
Identificar
como é feito a seleção dos moradores, funcionários e voluntários, formas de
sobrevivência, atividades desenvolvidas durante a semana e como é o
relacionamento dos atendidos com todos os colaboradores que trabalham no local.
O
desenvolvimento do trabalho foi divido em quatro partes. Na primeira parte descreveremos
um breve histórico da instituição visitada. Na segunda parte relataremos os
aspectos relativos a percepção do grupo
em relação ao local, a motivação dos funcionários e voluntários. Na terceira parte
abordaremos a atuação do grupo durante o período permanecido na instituição. A Quarta
parte é o fechamento do trabalho constando a percepção de cada componente do
grupo e expondo o ponto de vista do que foi visto e realizado.
DESENVOLVIMENTO
2.1
PRIMEIRA PARTE
2.1.1
História do Local
Tudo começou em 1° de
março de 1969 através do belo trabalho de solidariedade, doação, dedicação e
muito amor, realizado pelo fundador e responsável do projeto, Sr. Célio de
Oliveira Trópia.
Iniciou distribuindo
sopas para moradores pobres na Alameda do Ipê Branco, na região da Pampulha –
Belo Horizonte/ MG. Com o passar do tempo o espaço já estava ficando pequeno para
a quantidade de pessoas, que a cada dia aumentava mais. Foi quando surgiu o
interesse em comprar um terreno maior para construir uma sede.
Em 1972 em sede própria localizada no
bairro Floramar, antigo bairro Santo Inácio, o Núcleo Assistencial Caminhos
para Jesus inicia um trabalho pioneiro recebendo crianças portadoras de
necessidades especiais, carentes e portadores de paralisia cerebral.
Em 1991 foi inaugurada a “Casa da
Esperança”. Espaço planejado e construído para receber exclusivamente idosos
que tem como objetivo assistir idosos em situação de vulnerabilidade clínica e
social, dando prioridade para aqueles dependentes nas atividades de vida
diária.
Ao
longo destes 18 anos, a assistência ao idoso vem passando sempre por inovações
para aprimorar cada vez mais o atendimento prestado, e atendendo as
necessidades de cada idoso e as famílias. O núcleo busca através de uma
parceria com a família do idoso, responsabilizando-a no cuidado e na atenção. É
realizado o atendimento ambulatorial e domiciliar, além disso foi criada a
internação diferenciada onde o idoso permanece a semana toda na instituição e
nos finais de semana eles podem passar
com suas famílias, desta maneira é possível a preservação do vínculo afetivo entre os familiares.
2.1.2
Missão
Acolher o idoso em
situação de vulnerabilidade com riscos clínico e social, possibilitando-os
desenvolver suas potencialidades, oferecendo-lhes assistência multiprofissional
a nível ambulatorial, domiciliar e asilar, além de assegurar e defender seus
direitos enquanto cidadãos, com dignidade e respeito.
2.1.3
Visão
Promover
uma vida digna e amparada a crianças deficientes, carentes e com paralisia
cerebral, acolher e englobar o idoso no meio social.
2.1.4
Valores
Respeito,
Solidariedade, Afetividade e Credibilidade.
2.1.5 Estrutura Física
Na entrada da “Casa da
esperança” tem a sala de espera, recepção, um banheiro para visitantes e
funcionários. Ao lado fica um pequeno corredor. Iniciam-se então os quartos que
totalizam 21, desses destaca-se:
·
62 Camas;
·
1 quarto com 2 camas;
·
Todos os quartos dispõem de roupeiro,
com duas portas para cada;
·
20 quartos com 3 camas;
·
1 Banheiro a cada 4 quartos, todos com
pias, sanitários e chuveiros;
·
1 Pequena farmácia, junto a um posto de
enfermagem;
·
1 Cozinha grande;
·
1 Refeitório com 10 jogos de mesas;
·
1 Sala de estar com televisor;
·
1 sala da coordenação;
·
1 Varanda coberta onde recebem visitas ,
fazem festas, orações, e alguns as refeições; diárias;
·
3 Rampas de acesso;
·
1 Pequeno jardim com área verde com
plantas cuidadas por eles.
2.1.6
Ambiente
O local passa uma
impressão de ser bem cuidado, limpo e organizado, é espaçoso suficiente para
atender de forma confortável e de fácil acesso para todos, mesmo os que são
totalmente dependentes de ajuda.
A casa toda foi construída focada nas
necessidades do idoso, como piso antiderrapante, barras de ferro tanto nos
banheiros quantos nos corredores e todos os locais que possam colocar em risco
a segurança dos moradores. O ambiente é alegre, os funcionários demonstram
alegria, dedicação e amor na realização do atendimento. Durante todo o tempo se
comunicam com eles, mesmos aqueles que não conseguem entender muito. Transmite
ser um local harmonioso para receber, amparar e cuidar dessas pessoas tão
indefesas.
2.1.7
Social, Econômica e Financeira
São realizadas
atividades de interação com os idosos através de músicas, danças, brincadeiras
e festas. Com isso é proporcionado momentos de alegria e de esperança e todas
as quartas feiras também é realizado uma missa em ação de graças.
A instituição não
recebe nenhuma ajuda de custo do governo para contribuir com o trabalho
realizado. Existe um bazar aberto ao publico as quartas-feiras com a finalidade
de arrecadar recursos para a instituição. São vendidos roupas e artesanatos
doados e feitos por familiares, 50% do salário dos moradores é repassado para o
local para atender partes das necessidades, os outros 50% ficam com os
familiares, para os que não tem nenhum parente é deixado 100% do benefício. É
feito um investimento na fabricação de canetas, camisas, canecas, chaveiros e
bolsas para serem vendidos e ajudar na arrecadação de recursos financeiros.
O Núcleo é mantido
também através de doações, que são recebidas através de carnês, débitos em
conta da CEMIG, COPASA e da Oi.
2.1.8
Recrutamento e Seleção dos Funcionários e Voluntários
O recrutamento de
funcionário e voluntários é realizado pelo setor de Recursos Humanos, que
prioriza empregados internos do seu quadro de pessoal quando surge vagas.
Existe um banco de dados com fichas e cadastros de pessoas interessadas a
trabalhar, que são avaliados quando é preciso preencher alguma vaga, o
procedimento é feito como qualquer empresa. A instituição recebe estagiários de
nível superior na área da saúde a partir do 6º período, os mesmos não são remunerados.
É oferecido pela
instituição um treinamento de pessoal introdutório, técnico, administrativo e
gerencial com o objetivo de facilitar a adaptação do colaborador, de forma que
possam entender a filosofia de trabalho prestado pela instituição. Através do
treinamento os colaboradores desenvolvem habilidades, competências e
responsabilidades necessárias para atender as exigências da instituição.
2.1.9
Público Alvo
A Casa da Esperança atende
exclusivamente idosos. Tem capacidade para 62 moradores de longa permanência,
sendo 33 mulheres e 29 homens.
A casa possui 80
funcionários, distribuídos em médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem,
terapeutas ocupacionais, coordenadores, funcionários do RH e diretoria. Quanto
aos voluntários a quantidade é em torno de 250 pessoas, todos são cadastrados e
não tem remuneração pelo trabalho executado.
2.1.10
Perfil dos Atendidos
·
Idade a partir de 60 anos
·
Quadro de carência sócio-econômica
·
Rejeição e/ou abandono familiar
·
Prioridade para idosos dependentes de
AVDs
·
Desejo do idoso
2.1.11
Descrição do dia a dia dos Moradores
Existe um
cronograma feito para os idosos, objetivo é facilitar no atendimento a todos
durante a semana, nele inclui consultas médicas, exames laboratoriais,
terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentista, oficinas de artesanato
como costura, tricô e aula de hidroginástica. Os tratamentos
têm como objetivo melhorar respiração, fonação da fala adequada, ajudá-los em
sua individualidade na expressão de suas emoções, desejos e conflitos,
facilitar a percepção e exploração dos estímulos.
Os moradores recebem
seis refeições diárias ao longo do dia, a alimentação é balanceada pela equipe
de nutrição e dietética da instituição. Tendo o cuidado de atender a todos e
respeitando as necessidades de cada um, mesmo aos que se alimentam por sonda
enteral. Há no núcleo uma sala específica para a manipulação das dietas
enterais.
2.1.12 Percepção Geral
Durante
todo o período que estivemos no local, observamos como os funcionários e
voluntários se relacionavam com os idosos, não constatamos nenhuma forma de
irregularidades que pudesse colocar a integridade de qualquer um dos moradores
a prova. Pelo contrário notamos muita dedicação,
carinho e respeito na assistência. Fomos informados
de um dado interessante; que eles não são obrigados a permanecer na casa. Fato
é que eles têm acesso a porta da frente que dá saída pra rua, existe um elo de
confiança entre a Instituição com esses moradores da casa da esperança que
permite tal liberdade.
O respeito,
o amor e o carinho prevalecem, é isso que percebemos na assistência prestada, e
quando questionados se eram bem tratados, eles respondiam sem hesitar, que sim
e que estavam felizes. Os funcionários e voluntários que trabalham
no núcleo, demonstram ter muita disposição e boa vontade tanto em atender as
necessidades dos moradores quanto das pessoas que visitam o lugar.
Os idosos são tratados
com muita cautela, pois alguns deles se encontram muito debilitados e dependem
de uma atenção maior por parte dos funcionários, principalmente para as
necessidades fisiológicas, alimentação e locomoção. Durante a apresentação do
grupo no local, alguns deles estavam mais retraídos e não tiveram uma
participação ativa pelo fato de a maioria estar em cadeiras de rodas e terem de
dificuldade ao falar e se movimentar. Mas isso não impediu o grupo de
enfeitá-los com adereços animados. Os outros idosos que eram menos debilitados,
tiveram uma boa interação, conversaram muito e ficaram satisfeitos com o café
da manhã e a visita que proporcionamos pra eles.
2.2
SEGUNDA PARTE
2.2.1
Descrição do Ambiente da Instituição
O Núcleo é um local com infra-estrutura
bem planejada, com corredores amplos, pisos antiderrapante, aposentos com três
leitos cada, totalizados sessenta e
dois, existe o cuidado de separação de alas masculina e feminina. Ótima
ventilação no interior dos aposentos, área de lazer em uma bela varanda com
acesso ao jardim com arborização, excelente conservação e limpeza do ambiente
em geral da instituição, fazendo da mesma um local agradável e sadio.
2.2.2
Ação dos Funcionários / Voluntários
Tanto funcionários
quanto voluntários, demonstraram realizar seu trabalho com dedicação, colaboraram
com as atividades promovidas pelo grupo mediante à proposta do trabalho realizado
intitulado “ Dia Feliz”, demonstraram boa vontade em auxiliar o grupo à
desenvolver as atividades para o entretenimento do público assistido.
2.2.3
Motivação dos Profissionais quanto ao Público Assistido
Apresentaram grande
motivação, como amor ao que fazem, qualidades como a responsabilidade com a
forma de cuidar, auxiliar e tratar com paciência e carinho aos idosos que se resume em tamanha dedicação, que por
sua vez é também refletida no excepcional e admirável trabalho que visa a
assistência tanto aos internos mais independentes quanto aos mais dependentes
com saúde e condições físicas debilitadas, em vista de todos estes aspectos,
pode se perceber a motivação dos profissionais com a execução de um trabalho
humanitário e de total responsabilidade social.
2.3
TERCEIRA PARTE
2.3.1
Atividades Realizadas Pelo Grupo e Objetivo Esperado
Foi realizado pelo
grupo atividades cuja finalidade visara o entretenimento do público presente,
com músicas de época (marchinhas carnavalescas e samba), uso de acessórios de
fantasia como: tiaras enfeitadas, chapéus, colares divertidos, entre outros.
Foram levados jogos específicos da faixa etária assistida como: dama, xadrez e
dominó; mas devido ao fato de a maioria dos idosos serem debilitados, não foram
utilizados e a turma teve de partir para o plano “B”, que foi realizado um
momento de leitura e bate-papo.
Foi oferecido pelo grupo um café da
manhã, com frutas (banana, mamão, melancia), biscoitos (papa-ovo), pães de
queijo, suco de laranja e café. Todos os alimentos foram levados com a
liberação do setor nutricional da instituição.
O intuito das atividades realizadas foi de
proporcionar aos moradores um momento de descontração e alegria.
2.3.2
Doações
Foram arrecadados pelo
grupo produtos de higiene pessoal, sabonetes, papel higiênico, creme dental, alimentos
não perecíveis e algumas roupas, cada membro do grupo adquiriu a camisa da
instituição, cujo valor é repassado para atender as necessidades da instituição,
que não possui fins lucrativos, mas tão somente a assistência ao público
interno do local.
3
CONCLUSÃO
Neste trabalho
abordamos a motivação existente entre os moradores de uma instituição de
caridade com os funcionários, o objetivo proposto era para termos um contato
mais próximo com o ser humano e atentarmos para
a responsabilidade social que devemos ter.
Concluídos as etapas do trabalho de
acordo com que foi proposto pela
disciplina. A visita ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, trouxe
experiências inesquecíveis, devido ao momento de interação que passamos com os
moradores. Nos fez refletir a importância da dedicação ás outras pessoas e,
sobretudo valorização pela vida.
Ouvimos muitas histórias narradas por
alguns moradores, relatando os momentos de dificuldades e sofrimentos que
passaram para conseguir criar os filhos, e que agora se encontravam em tal
situação de total abandono, pois poucos dos que tem algum parente, não recebem
visitas, foram só pra deixa-los e não
mais voltaram. Durante os relatos pensamos até que ponto vale a pena se ter
filhos, uma vez que nos momentos de maior sofrimento e necessidade de apoio,
eles descartam como se não fizesse diferença.
Durante a visita, os
residentes demonstraram satisfação e alegria, pois eles vivem desses momentos,
no qual os visitantes amenizam a ausência dos familiares. O Dia Feliz nos
proporcionou momentos de aprendizagem e de avaliação, e isso veio para
acrescentar ainda mais na nossa bagagem profissional e pessoal.
PERCEPÇÃO
INDIVIDUAL
“Considero que sou outra pessoa, após
ter realizado a visita aos idosos, aprendi ainda mais como é importante
valorizarmos as pessoas que estão ao nosso lado. E fiquei feliz em ver que
existem pessoas que se dedicam com amor ao que estão fazendo, oferecendo
conforto ou uma palavra amiga. O ambiente também atende bem quanto ás
necessidades dos moradores, tudo é muito simples, mas o que cada um quer é o
respeito e a dedicação dos que rodeiam” (Daiana
Galdino Magalhães)
“Foi muito gratificante proporcionar o Dia
Feliz no núcleo. Durante a visita interagimos com os idosos, conversamos.
Percebi que são bem tratados, e o ambiente bem organizado. Encaro esse trabalho
como um grande aprendizado, pois tive a oportunidade de levar um pouco de
alegria aos internos. Adorei a experiência.” (Juliana Cristina Fonseca Azevedo)
“O que pude perceber que foi um trabalho
de muita responsabilidade, que exige um cuidado extremo, dedicação e o
principal muito amor pelo trabalho. No geral, todos vivem em harmonia, cada um
com sua dificuldade, sempre mantendo
um ambiente tranquilo, limpo e organizado, ideal para o bem estar de todos.
Senti que nosso grupo teve uma experiência muito boa, que fomos bem recebidos e
que todos aproveitaram bastante no trabalho motivacional.” (Paola Soares Barra Novaes)
“Em nossa visita ao Núcleo percebi uma
nova realidade. À primeira vista foi um grande impacto ver muitos idosos em
suas cadeiras de rodas, mas em contra partida havia idosos caminhando pra cima
e pra baixo. Percebi que a casa tem boa estrutura e bons cuidados, feitos
através de enfermeira, voluntários. Notei uma grande variedade de atividades,
dentre elas hidroginástica, pintura. O que me assustou foi ver que a casa não recebe
ajuda de órgãos públicos, e mesmo assim pude ver comida de qualidade, além de
uma grande área de lazer. Quando caminhávamos fui surpreendida por uma mulher
que estava de cama se recuperando de uma cirurgia de rins, Maria Rosa ou “Rosa”
me identifiquei diretamente com ela por sua Fé e suas palavras de esperança, mulher
de muita Fé. Olhando essa realidade vejo que Deus existe e cuida de cada um de
nós. Espero que todos tenham sentido um pouco do amor de Deus através de nosso Dia
Feliz.” (Poliana de Medeiros Máximo)
“Visitar o Núcleo Assistencial Caminhos
para Jesus, mediante proposta apresentada pela disciplina Comportamento
Organizacional, intitulada “Dia Feliz”, pode proporcionar uma experiência
única, pois significou a possibilidade de conhecer “um mundo novo”, ter contato
com pessoas que tem muito à ensinar com sua sabedoria e experiência de vida ,e
nos leva à refletir sobre o merecido respeito que devemos ter com aqueles aos quais
nos referimos como senhores e senhoras, idosos e membros da terceira idade, pessoas
que me passaram sentimentos de diversos tipos, como alegria , de vê-los bem e
sorridentes, tristeza, de ver alguns em estado de saúde e emocional
fragilizado, entre outros sentimentos, a verdade é que , é difícil explicar a
sensação que tal experiência nos provoca, pois é um “mix” de novidades para
nossa mente, vivenciar por um dia a realidade que cerca o cotidiano de
internos, funcionários e voluntários, de fato é algo excepcional, ouvir e ver o
que pensam, o que fazem, pessoas que só tem à acrescentar em nossas vidas, bons
valores e sentimentos, e tudo de bom que se possa imaginar, em um dia que
marcou minha vida e minha história para sempre , só pode ser algo maravilhoso e
emocionante.” (Sheila Pereira de
Oliveira)
“O Núcleo para Jesus é um ambiente muito
confortável e aconchegante onde os moradores realmente se sentem em casa. Todos
os moradores daquele lugar gostaram muito da nossa visita, pois a maior parte
do tempo eles se sentem um pouco sozinhos. As pessoas que trabalham na
instituição são muito dedicadas para com os moradores do lar. O grupo interagiu
bastante com a equipe e os moradores do núcleo, todos nós gostamos de ter ido
visitar e tenho certeza de que eles gostaram de ser visitados.” (Tatiane Pereira de Almeida)
“O momento de interação com os idosos
foi de extrema importância, acredito, em minha vida pessoal e profissional.
Pude perceber que sem amor e dedicação não se consegue muita coisa. Com o
trabalho realizado, conseguimos levar aos idosos incentivo e força a viver um
pouco mais, mesmo com todas as dificuldades. Sabendo que muitos deles não
recebem muitas visitas, principalmente de familiares, a minha maior motivação
foi ver, em cada rosto, em cada olhar, mesmo dos debilitados, a felicidade do
momento.” (Tatiane Rafaela Evangelista
Lucas)
“A visita ao Núcleo Assistencial foi um momento especial e agradável, o local é bem administrado, possui uma estrutura adequada e bem preparada para receber os idosos, os profissionais são capacitados e cuidam dos residentes com carinho. Os mesmos demonstraram alegria por estarem na instituição, devido à atenção que eles recebem dos cuidadores e pela companhia de seus amigos. Ao conversar com alguns idosos tive uma experiência muito triste. Pude perceber que eles carregam uma profunda tristeza pela rejeição de seus familiares ou por terem perdido seu ente querido. Alguns deles acostumaram com a ausência de seus familiares e não esperam por sua visita.” (Vanusa Marques Chaves)
Parabéns a todas as componentes do grupo, foi uma experiência maravilhosa.
ResponderExcluirAgradeço a Deus pelo resultado final.
Daiana
Parabéns ao Grupo Fênix!
ExcluirFoi Maravilhoso!!!
Tatiane Lucas