Projeto Aplicado apresentado
como requisito de avaliação do curso de Gestão de Recursos Humanos, do Centro
Universitário UNA, para aprovação na disciplina Comportamento Organizacional.
Professora: Patricia
Alvarenga
Sumario
Ano
da Fundação
Fundador
Historia
do local
Estrutura
Física, Ambiente, social econômica, financeira
Formas
de recrutamento e seleção dos funcionários e das pessoas atendidas
Quantidade
de funcionários e
voluntários
Dia
a dia no
local
Formas
de sobrevivência
Financeira
Site
do local, formas de comunicação
cartazes,
mural e outros
Empreendedorismo
Social
Missão
Visão
Valores
Comportamento
observado dos funcionários e pessoas atendidas
Conclusão
Aline Paula Borges
Ana Paula Reis das
Dores
Edilene Ramos de
Souza
Leandro Alves Teodoro
Luciane Moreira da
Silva
Luciele Aparecida
Sousa Santos
Rafaela Fernanda da
Mata
Samanta Silveira
Gonçalves
Viviane Marcelina
Almeida
Casa de Apoio Beatriz Ferraz
Ano
da Fundação
A casa de apoio Beatriz Ferraz foi fundada em 2006, completando esse ano
08 anos de fundação e o Mantenedor que é o Instituto Mario Pena existe há 41
anos.
Fundador
A Casa de Apoio Beatriz Ferraz surgiu da união dos lares
“Célia Janotti” e “Januário Carneiro” em 2006.
Beatriz Ferraz era casada com o um
nomeado advogado de Belo Horizonte, eles tinham uma caixinha de dinheiro que
era destinada a comprar uma casa aonde coubessem os dois lares ( Januario e
Célia) para economizar, então foi
comprado por eles da família Garrido com o valor de 400 mil, onde hoje esta
localizada a ‘A Casa de Apoio Beatriz Ferraz’.
Ela via a necessidade dos pacientes
por ser também portadora de câncer.
Historia
do local
O Instituto surgiu, em 1971, com o nome de
Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna, e atendia pacientes oncológicos
em fase terminal. Nesta época, o Hospital Mário Penna era da Secretaria
Estadual de Saúde e recebia voluntários que iam ao Hospital para dar melhores
condições de vida e conforto aos pacientes internados. Motivado pelos ideais
deste grupo, o médico João Baptista Resende Alves se uniu a alguns médicos residentes,
que trouxe para ajudá-lo a tratar dos enfermos. A equipe se fortaleceu e foi
criado o Corpo de Voluntárias e, devido a este trabalho, em 1975, foi
doado pelo Poder Público Estadual o terreno onde, hoje, se localiza o Hospital
Mário Penna.
Tempos
depois, a equipe de apoiadores conseguiu outro terreno, doado pela Prefeitura
Municipal de Belo Horizonte, no bairro Luxemburgo, onde, em 1980, as obras para
a construção de mais um hospital começaram. Nesta época, o nome dado foi
Instituto Mineiro de Oncologia (IMO) para tratamento exclusivo de pacientes oncológicos.
Hoje, ele é um hospital geral com foco em oncologia e possui o mesmo nome do
bairro, Luxemburgo. Com as obras finalizadas, em 1986, começaram as atividades
da Pastoral da Saúde que visita os pacientes e dá orientação espiritual. Sempre
atenta à sua responsabilidade social, a Associação criou o Lar Célia Janotti,
que foi inaugurado em 1997, e abrigava pacientes carentes, adultos, vindos do
interior para tratamento nos hospitais do Instituto.
Com o intuito de também hospedar e ajudar
crianças e adolescentes, em 2000, surgiu o Lar da Criança Januário Carneiro que
hospedava não apenas elas, mas também seus acompanhantes ou responsáveis.
No ano de 2006, houve a junção dos lares que
receberam o nome de Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Hoje, ela acolhe pessoas do
interior, de qualquer idade, que estão em tratamento nos hospitais de Belo
Horizonte.
Estrutura Física,
Ambiente, social econômica, financeira
·
Recepção
·
Sala
de Administração
·
Ala Infantil: Lar Januário Carneiro – dispõe de 20
vagas, sendo 10 para crianças ou adolescentes e 10 para o respectivo
acompanhante, banheiro feminino e masculino, estar com televisão e revistas,
posto de enfermagem e sala de dietas.
·
Ala Adulta: Lar Célia Janotti – aposentos para
40 pessoas, sendo 20 para sexo masculino e 20 para sexo feminino, posto de
enfermagem, rouparia, sala de medicamentos, banheiros masculino e feminino, estarem
com televisão e revistas.
·
Terraço
panorâmico destinado a atividades lúdicas, reuniões, festividades, descanso,
relaxamento e reflexão.
·
Lavanderia
- destinada a lavagem de roupas particulares.
·
Sala
de Armazenamento de Alimentos
·
Capela
·
Brinquedoteca
·
Cozinha
·
Sala
de descanso
·
Refeitório
·
Área
externa
·
Primeiro
piso – espaço para serviços gerais da casa, cozinha, refeitórios, capela,
brinquedoteca, sala de leitura, sala de armazenar doações não perecíveis.
Formas de recrutamento e
seleção dos funcionários e das pessoas atendidas
O recrutamento e desenvolvimento de
funcionários são feitos através do site, banco de currículos ou indicações.
Assim sendo escolhidas passam por uma entrevista com o Gerente Hélio.
As pessoas atendidas passam primeiramente
por uma consulta na Comissão Municipal de Oncologia, quando o resultado do
exame é positivo a mesma é vinculada no sistema “INCA” Instituto Nacional do
Câncer, assim ela é encaminhada para o Serviço social onde é feita a analise e
a verificação da necessidade de ser levada para casa de Apoio Beatriz Ferraz.
Nela são atendidas pessoas carentes,
principalmente do interior, que estão em tratamento em Belo Horizonte , uma
hospedagem que oferece a eles, conforto e dignidade.
Quantidade de
funcionários e voluntários
Hoje a casa de apoio
conta com 21 funcionários:
·
01
Gerente
·
01
Coordenador operacional
·
05
Técnicos de enfermagem em escala 12x36
·
04
Cuidadora em escala de 12x36
·
02
Auxiliares de cozinha
·
01
Recepcionista
·
02
Monitor
·
05
Auxiliares de limpeza
No
momento conta com 02 voluntários
·
Daniel
·
Jorge
Dia a dia no local
Inicia
as atividades com café da manha de 06:30 as 09:00 horas, o almoço 11:30 as
12:30 horas e os funcionários as 13:00 horas; o café da tarde 14:00 as 15:00
horas e o jantar 18:00 ás 20:00. Nos intervalos, existem momentos de lazer como
leitura, jogos, brinquedoteca...
Cada paciente exige uma rotina diferenciada,
pois segue agenda medica conforme necessidade do seu tratamento devido às
radioterapias, quimioterapias e consultas.
Formas de sobrevivência
Financeira
A casa de Apoio sobrevive apenas de doações
como as arrecadações em supermercados, Telemarketing do Mario Penna e doações
Feitas por voluntários. Repasse do SUS e consultas particulares.
Site do local, formas de
comunicação cartazes, mural e outros.
Empreendedorismo Social
A Casa de Apoio Beatriz Ferraz surgiu da
união dos lares “Célia Janotti” e “Januário Carneiro” em 2006.
Nela são atendidas pessoas carentes, principalmente do interior, que estão em
tratamento em Belo
Horizonte.
A casa oferece
alimentação, atendimento psicológico, lazer, serviços de
enfermagem, transporte e outros recursos para seus pacientes. Além disso,
a dor é abrandada pela atenção, proteção, carinho e apoio dados
pelos funcionários e voluntários.
No ano de 2008, foram mais
de 70 mil atendimentos sem nenhum ônus para os pacientes e
acompanhantes. Uma hospedagem que oferece a eles, conforto e dignidade.
Em
2009, houve a ampliação para 685m² de área
construída e revitalização da Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Isto
possibilitou a melhoria dos serviços prestados, mais atendimentos e melhores
acomodações.
Apesar da tristeza que o câncer traz,
o ambiente desta casa é cheio de vida, saúde e lúdico,
o que ajuda a amenizar o sofrimento da doença. Essa parceria tornou
possível ao Instituto cumprir seu objetivo de proporcionar às pessoas um abrigo
confortável e apoio multidisciplinar.
Missão
Promover a saúde através de assistência, do
ensino e da pesquisa, com ênfase em oncologia, visando à melhoria de qualidade
de vida, com responsabilidade social e filantrópica.
Visão
Ser
referência nacional em oncologia até 2015.
Valores
·
Defesa
intransigente da vida.
·
Acolhimento
fraterno.
·
Valorização
do capital Humano.
·
Respeito
e gratidão aos doadores e voluntários.
·
Legitimidade,
moralidade e impessoalidade.
·
Prevalência
do interesse público sobre os interesses pessoais.
·
Transparência
nas relações.
·
Equidade
nas relações.
·
Eficiência
e eficácia na gestão
Comportamento observado
dos funcionários e pessoas atendidas
Funcionários: A equipe de profissionais da
instituição são extremamente capacitados, unidos, preparados fisicamente,
psicologicamente para lhe dar com determinada situação que cada paciente exige,
visando sempre o lado humano e o bem estar
dos pacientes
Pacientes: Que apesar das situações que cada um
se encontra, estavam felizes, bem assistidos, estimulados a enfrentar e
prosseguir com o tratamento.
Ambiente da
Instituição
Foi observado que a estrutura é composta de
boa localização, onde oferece instalações físicas adequadas com boas condições
de higiene, salubridade e segurança, garantindo a acessibilidade a todos os
pacientes encaminhados a casa de apoio, disponibilizando acesso por rampas para
facilitar a movimentos dos mesmos; atendendo as exigências dos códigos de obras
e posturas locais, assim como as normas técnicas brasileiras pertinentes a cada
uma das instalações: água, esgoto, energia elétrica e combate a incêndio,
telefonia e outras.
Ações do voluntários
e Funcionários
Podemos observar que os funcionários e voluntários
que estavam presentes são muito educados e apresentaram um carinho e cuidado
com todos. Sempre procurando brincar e motivar cada um. Disponibilizando desde
serviços de recreação, psicológico, apoio religioso, alimentação e serviços de enfermagem.
Ações Motivacional
Fui observado eu a motivação é o ponto
crucial para o tratamento. Para a maioria das pessoas crer em algo faz com que
o tratamento seja menos doloroso. O fato de está perto de pessoas positivas
lava não só o paciente, mas funcionários e voluntários a ter uma percepção e
uma visão de que com a dor alheia, mas tornamos pessoas verdadeiras.
Atividades
desenvolvidas pelo grupo
O bingo foi a atividade escolhida pelo grupo
para interagir com as pacientes e seus familiares, visando uma melhor empatia
entre todos os presentes.
Conclusão
Com a visita do grupo Felicidade Alheia à
casa de apoio Beatriz Ferraz concluímos que a vida é única, mas com ela podemos
proporcionar as pessoas necessitadas momentos e dias felizes com simples
atitudes como: um abraço amigo, uma palavra amiga, brincadeiras e doações...
Identificamos o quanto somos egoístas em
pensarmos apenas em nós mesmos, deixando de lado os sentimentos e necessidades
alheias.
Más o melhor disso tudo é o aprendizado que
ficou de não sermos egoístas e mais humanos. Esta experiência ficara em nossas
vidas para sempre.
Percepção
individual
Percepção Aline
Minha conclusão sobre esse trabalho
magnifico que foi o Dia Feliz na Casa de Apoio Beatriz Ferraz me trouxe a
melhor das conclusões, que somos todos iguais, onde um precisa do outro em
algum momento da vida, talvez em momentos e situações diferenciadas.
Que não perdemos nada em ajudar o
próximo, pelo contrario ganhamos, me sentir extremamente bem em ajudar o
próximo, com simples atitudes e palavras. Conclui também o quanto tenho que me
modificar, presenciei momentos que me fez pensar o quanto somos egoístas e
quanto damos importância para coisas tão fúteis, como uma roupa nova, um sapato
novo, enquanto pessoas ao nosso redor precisam de tão pouco para se sentirem
melhores.
Ficara para sempre esse momento em
minha vida, levarei comigo esses momentos tão importantes e significativos de
aprendizado, quanto foi a visita na Casa de Apoio Beatriz Ferraz.
Percepção Ana Paula
Durante está visita na casa de apoio
Beatriz Ferraz pude perceber como um abraço faz toda diferença na vida de muita
gente e como somos muito egoístas em nossa atitude, foi muito bom ver a alegria
de todos que estavam presentes.
Percepção Edilene
Minha percepção foi de
um ambiente tranquilo e com estrutura para receber todos que
são encaminhados para a casa de apoio, as pessoas que estão em tratamento
apesar da doença estão satisfeitas com o tratamento e foram muito bem
acolhidas.
Percepção Leandro
É perceptível a carência dos pacientes desta
instituição, onde até mesmo com um simples sorriso se tem um grande retorno.
Esta situação pode ser exemplificada até mesmo com o paciente, s.r. Antônio,
onde apesar de traquestomizado não deixava de sorrir um momento sequer, enfim,
transparecer sua alegria com nossa visita.
Esta visita foi prazerosa e gratificante, pois com gestos amáveis pôde-se trazer um momento de alegria para aquelas pessoas.
Esta visita foi prazerosa e gratificante, pois com gestos amáveis pôde-se trazer um momento de alegria para aquelas pessoas.
Percepção Luciane
O
local atende pessoas muito carentes e humildes, o clima do local e agradável e
da muita abertura para interação com os pacientes que por sua vez são muito
abertos e tem um excelente humor.
A
estrutura, e organizada, a casa possui um belo trabalho para manter o local
sempre limpo e higienizado; A rotina com os horários se adéquam com a rotina
dos pacientes que tem seus horários próprios devido a seus tratamentos; a casa
tem transporte para levar os pacientes para o hospital.
A
minha impressão foi que o local se preocupa realmente com as pessoas e procura
proporcionar a melhor estrutura e ambiente possível.
Percepção Luciele
Com o nosso trabalho pude notar que
tão pouco para muitos pode significar muito, por exemplo: um simples gesto, um
simples olhar, uma simples atitude ou até mesmo um simples tocar nas mãos.
pude ver o quanto somos em geral egoístas que quanto mais nós temos mais queremos independente se precisarmos ou não;
espero de hoje em diante mudar minhas prioridades e ver as situações de outro angulo de outra forma.
pude ver o quanto somos em geral egoístas que quanto mais nós temos mais queremos independente se precisarmos ou não;
espero de hoje em diante mudar minhas prioridades e ver as situações de outro angulo de outra forma.
Percepção Rafaela
A percepção que eu tive da casa de apoio
Beatriz Ferraz foi muito boa , Apesar da situação que os pacientes si encontram
passam uma alegria enorme , os funcionários muito atenciosos com bastante
cuidado com todos os voluntários satisfeitos em ajudar , um ambiente
super organizado .
Percepção Samanta
Fiquei muito emocionada com nossa visita à
instituição. O lugar é muito bem organizado, limpo e bem estruturado. Nunca
tinha feito um trabalho voluntário e fiquei muito tocada de ver pessoas
"lutando" pela vida. O caso que mais me marcou foi do Gabriel, um
menino de 5 anos, com câncer. Todos os pacientes ficaram muito felizes com
nossa visita e nos receberam muito bem.
Percepção Viviane
Minha percepção com relação a casa de apoio e
de todas as instituições a qual eu procuro ajudar, esta foi a primeira casa que
as pessoas são tratadas com um diferencial. Igualdade. O olhar sobre o outro
não diferencia ninguém diante da doença.
Professora: Patrícia Augusta de Alvarenga
Belo Horizonte
2013
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