Centro Universitário UNA
Comportamento
Organizacional
Dia
Feliz
Núcleo
Assistencial Caminhos para Jesus
Nome: Hudson Luiz Moreira da Silva
INDICE
1. Resumo
2. Introdução
3. Apresentação
da instituição
3.1 História
do local
3.2 Estrutura
física, social
3.3 Missão,
visão e valores
4. A
instituição
4.1 Formas
de recrutamento e seleção de funcionários
4.2 Forma
de seleção das pessoas atendidas
4.3 Dia
a dia no local
4.4 Forma
de sobrevivência financeira
4.5 Organograma
5. Observando
a instituição
5.1 Ambiente
5.2 Comportamento
dos funcionários
5.3 Comportamento
das pessoas atendidas
6. Ajudando
ao próximo
6.1 Atividade
realizada pelo grupo
6.2 Doações
6.3 Objetivo
das tarefas desenvolvidas
7. Percepção
individual
8. Conclusão
1. RESUMO
O
trabalho a seguir tem por finalidade aprofundar os conhecimentos sobre
instituições de caridade, onde poderemos vivenciar o dia a dia de uma
instituição, analisar as principais dificuldades enfrentadas, o histórico do
local, meios de sobrevivência da instituição, perfil dos colaboradores, perfil
das pessoas atendidas, objetivo da instituição, enfim, como é fazer parte de
uma instituição e como lidar com toda a burocracia que existe por trás dela.
2. INTRODUÇÃO
Ajudar
o próximo sempre foi o objetivo das pessoas, mas com os compromissos
inadiáveis, a falta de tempo iminente, e todas as pendências que fazem do nosso
dia a dia chato, cansativo, desgastante, a ajuda acaba ficando de lado. Mas
hoje não, hoje é dia de pensar no próximo, agir em prol dos mais necessitados.
Por isso, fui até o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (Rua José Ferreira
Magalhães, 341, Floramar, Belo Horzionte-MG), local onde menores e idosos podem
ter um pouco de conforto, amizade, carinho e respeito das pessoas. Local
simples e aconchegante, onde é realizado um trabalho incrível de ajuda ao
próximo, com muitos monitores, uma área de convivência gigantesca, funcionários
sérios e dedicados, que buscam dar maior valor a vida das pessoas necessitadas.
3. APRESENTAÇÃO
DA INSTITUIÇÃO
3.1 HISTÓRIA
DO LOCAL
No dia 1º de Março de 1969, um grupos de
pessoas começaram a distribuir sopas para as pessoas carentes na região da
Pampulha. Com o passar do tempo, a área ficou pequena para a quantidade de
pessoas que eram atendidas. Então, em 1972, foi inaugurado no Santo Inácio,
hoje Floramar, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. A partir da
possibilidade da construção da sede, foi possível aumentar o numero de pessoas
atendidas, juntamente com a diversificação das pessoas. Onde antes eram
atendidas apenas pessoas carentes, agora atendiam também a crianças com
deficiência, paralisia cerebral e carente.
Hoje o Núcleo Assistencial Caminhos para
Jesus é uma Associação Beneficente e de Assistência Social, de orientação
religiosa cristã, constituída de ilimitado número de associados, com a
finalidade de prestar assistência social, material e amparo a pessoas.
3.2 ESTRUTURA
FISICA, SOCIAL E FINANCEIRA.
O núcleo conta com diversos setores de
apoio as pessoas carentes, sempre no ímpeto de proporcionar melhores condições
de vida para os mais necessitados. Estes setores são separados por instalações
ao longo do quarteirão da rua em que estão instalados. Os setores são:
-
Casa da esperança: acolher o idoso em situação de vulnerabilidade e risco
clínico e social, possibilitando a ele o desenvolvimento de suas potencialidades
e oferecendo-lhe assistência multiprofissional em nível ambulatorial,
domiciliar e asilar, além de assegurar e defender seus direitos enquanto
cidadão.
-
Clinica Odontológica: prestar assistência odontológica a todas as pessoas
matriculadas no núcleo.
-
Clinica médico-psico-sócio-pedagogica: promover ações terapêuticas para o
desenvolvimento das potencialidades das crianças e dos adolescentes com
deficiência.
-
Centro de Educação Especial Sérgio de Freitas Pacheco: oferecer uma educação
que proporcione ao indivíduo desenvolvimento cognitivo, afetivo e social,
favorecendo sua inclusão na sociedade e uma melhor qualidade de vida.
-
Casa do Caminho: resgatar o potencial das pessoas internas do núcleo, atuando
no seu desenvolvimento funcional, cognitivo, social, afetivo e espiritual.
O núcleo sobrevive através de doações, pagamentos
de boletos bancários (para aqueles que quiserem aderir ao programa),
contribuição monetária, venda de objetos em bazar beneficente.
3.3 MISSÃO,
VISÃO E VALORES.
Visão:
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é uma associação beneficente e de
assistência social que tem como finalidade prestar assistência material e dar
amparo as pessoas carentes sem distinção de crença, raça ou nacionalidade.
Missão: acolher e assistir crianças,
adolescentes e idosos, carentes e/ou especiais, vinculados a instituição, sem
distinção de crença, raça ou nacionalidade, buscando resgatar o máximo de seu
potencial e atuando, efetivamente, no seu desenvolvimento funcional, cognitivo,
social, afetivo e espiritual, com o intuito de contribuir para a formação de
uma sociedade mais justa.
Valores: amor, fé, otimismo, ética,
solidariedade, cooperação, perseverança,
espírito cientifico.
4. A
INSTITUIÇÃO
4.1 FORMAS
DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE COLABORADORES
A escolha dos colaboradores ocorre
através de seleção, onde as pessoas repassam o curriculum para o setor de RH,
sendo selecionado essa pessoa passa por testes psicológicos, testes dinâmicos e
de grupo, entrevista com o setor de RH, entrevista com o padre e entrevista com
o psicólogo do núcleo. O núcleo dá preferência para pessoas que morem próximas
do local de trabalho, pois assim evitam que as pessoas possam pegar ônibus e
chegarem cansadas no trabalho, possam se sentir mais cômodas por estarem perto
de casa. O núcleo conta com 415 funcionários, dentre os diversos setores. Todos
os diretores trabalham de forma gratuita, sendo pago somente os funcionários a
partir dos coordenadores.
4.2 FORMA
DE SELEÇÃO DAS PESSOAS ATENDIDAS
O publico atendido pelo núcleo são
crianças e idosos. Elas se distinguem da seguinte maneira:
-
crianças internas: são crianças que vivem no núcleo. São crianças que foram
deixadas por famílias sem condições de criarem seus filhos, crianças que o
juizado determina que morem no núcleo apelidado de filhos dos juízes. Hoje, o
núcleo conta com aproximadamente 100 crianças internas.
-crianças
externas: são crianças que vão para o núcleo para estudar, para passar o dia
enquanto a família trabalha, e dormem em suas casas, ou que procuram o núcleo
para algum atendimento (odontológico, medico, creche). Hoje, existem
aproximadamente 300 crianças externas no núcleo.
-
idosos internos: são aqueles que dormem no núcleo. Existem aproximadamente 30
idosos internos.
-
idosos externos: são aqueles que ficam no núcleo durante um determinado período
do dia, seja para atendimento, para acompanhamento, e dormem em suas casas.
Hoje existem aproximadamente 60 idosos externos.
4.3 DIA
A DIA NO NÚCLEO
O dia a dia no núcleo é bem agitado.
Através dos diversos programas voltados para a comunidade, sempre tem um grande
numero de pessoas nas imediações do núcleo. Os locais mais agitados são a ala
de crianças internas e de estudantes. Um local bem movimentado, também, é o
setor de doações. Enquanto entrevistei a senhora Magda Silvia de Assis Maciel (foto
no recurso visual), 3 caminhões de doações foram entregues para o núcleo. Foram
recebidos colchões, alimentos, produtos de limpeza, mochilas, artigos
esportivos, tudo para dar continuidade do trabalho.
4.4 FORMA
DE SOBREVIVENCIA
O
núcleo é uma instituição que não possui parcerias de grandes empresas, não
possui apoio da prefeitura ou de qualquer órgão governamental, sobrevive apenas
de doações feitas pelos cidadãos, ou pagamento de carnê de fidelização,
desconto em boletos bancários, ou debito em conta em bancos conveniados, venda
de produtos na área de bazar.
4.5 ORGANOGRAMA
5. OBSERVANDO
A INSTITUIÇÃO
5.1 AMBIENTE
O
espaço onde fica localizado o núcleo é tranquilo, tendo em vista que ocupa
quase um quarteirão do bairro, possui uma praça de convivência a céu aberto,
decorada com arvores de grande porte, possui uma área de coleta seletiva, praça
bem espaçosa, harmonia pura com o local. As instalações do núcleo são bem
feitas, dormitórios bem distribuídos, bem conservados, banheiros muito bem
higienizados, piso muito bem cuidado. As salas onde as pessoas trabalham contam
com computadores novos, mesas bem montadas, muitas flores e quadros dando a
sensação de tranquilidade no local.
5.2 COMPORTAMENTO
DOS FUNCIONARIOS
Todos
os funcionários que pude conversar, ou que encontrei durante a visita, foram
muito solícitos, educados, muito atenciosos. Pessoas que procuram ajudar ao máximo
todos que estão ali. Muito cuidadosos com os mais carentes, pessoas que estão
ali principalmente para proporcionar conforto aos mais necessitados.
Responsabilidade que contagia todo mundo, desde o diretor geral até o auxiliar
de serviços gerais.
5.3 COMPORTAMENTO
DAS PESSOAS ATENDIDAS
Vai
aqui um desabafo muito fiel de quem nunca tinha visitado um lugar como este: as
pessoas ali não tem distinção de dinheiro ou não, elas não se importam com o
bem material, com o que você tem, com o carro que você anda, elas só querem ser
amadas e respeitadas. As vezes agente reclama dos nossos compromissos, temos
que repensar nossa forma de agir.
Voltando
ao que interessa pessoas extremamente felizes, sorridentes, com um brilho no
olhar de poder viver com dignidade, com o amparo, carinho e amor recebido pelos
colaboradores do núcleo. Muito bacana.
6. AJUDANDO
AO PROXIMO
6.1. ATIVIDADE
REALIZADA PELO GRUPO
Pude captar varias atividades que eles desempenham que
são abertas ao publico. Essas atividades foram criadas para promover o melhor
entendimento, melhorar o relacionamento dos funcionários e se estendeu até as
pessoas que são atendidas pelo núcleo. Uma dessas atividades é o Projeto Quinta
na Praça, que acontece toda ultima quinta feira do mês, das 14 as 17 horas, na
praça do núcleo, e promove a descontração dos funcionários e dos carentes. Eu
não pude participar de nenhuma atividade, pude observar os funcionários a
cuidarem das pessoas, as aulas dos alunos, ao recolhimento das doações.
6.2 DOAÇÕES
Quando
liguei para marcar um horário de visita no ímpeto de concluir meu trabalho
escolar, me propus a levar alguma doação que eles precisassem. Eles pediram se
fosse possível, levar leite ou fralda geriátrica. Levei duas caixas de leite,
pois tanto as crianças quando os idosos consomem muito leite. Uma ajuda
pequena, mas pela felicidade da pessoa que recebeu, pelo jeito chegou em ótima
hora.
6.3
OBJETIVOS DAS TAREFAS DESENVOLVIDAS
O
objetivo das tarefas desenvolvidas é vivenciar um pouco o dia a dia difícil das
pessoas que ali ficam a maior parte do tempo, ou que moram ali. Poder sentir na
pele o que essas pessoas passam todos os dias, por duas, três horas que for,
mostrou como a vida na tem valor para nós que temos uma condição melhor do que
a das pessoas que ali estão. Faz agente repensar na vida, dar mais valor as
coisas pequenas. E de proporcionar alegria aos moradores do lugar, tirar um
pouco a solidão, dar carinho para aqueles que necessitam.
7. PERCEPÇÃO
INDIVIDUAL
Visita muito produtiva, deu um novo
significado para a vida. As vezes temos de tudo e ficamos reclamando das
coisas, sempre querendo mais, enquanto o que a maioria das pessoas querem
apenas um pouco de atenção, carinho, amor. Graças a Deus existem pessoas de bom
coração, que tem esse tipo de iniciativa, de pensar em ajudar o próximo, de
colocar o próximo em primeiro lugar, essas pessoas sim merecem o que a vida tem
de melhor pra dar.
8. CONCLUSÃO
A finalidade desde trabalho foi identificar as
necessidades, observar as dificuldades, vivenciar, discutir e pensar na
burocracia de uma instituição de caridade.
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