segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resumo do livro a cabana


O livro A cabana foi escrito pelo autor Wlliam P Young.O livro é uma historia de ficção, embora o tempo todo seja narrado como uma historia real.






O livro a história de vida de Mackenzie Allen Phillips. Mack, como é chamado por todos. Teve uma infância muito conturbada e sofrida. Sofrimento este, causado pelo pai, que apesar de muito religioso e rígido, bebia muito e acabava descontando tudo em sua esposa, mãe de Mack, que acabara apanhando por diversas vezes na frente do filho. Em um destes dias de angústia, Mack procurou líder da igreja para que pudesse desabafar sobre tudo o que acompanhava e pela culpa que sentia por não poder ajudar sua mãe das surras que levava de seu pai. O que ele não contava era que este líder frequentava a mesma igreja que seu pai e logo mais ele saberia da confissão.  Ao chegar a casa seu pai estava sozinho para lhe castigar por ter contado toda a história. Mack passou dois dias amarrado, sofrendo os castigos.
Após duas semanas depois do castigo e de se recuperar, Mack foi embora de casa, mas antes de partir em um ato de vingança e revolta colocou veneno de rato em todas as garrafas de bebida que conseguiu encontrar e partiu carregando contigo o s seus tesouros: uma foto da família, uma figura de basebol do Luke Easter de 1950, uma garrafinha com o único perfume que sua mãe usava um carretel de linha, duas agulhas, um pequeno jato F-86 da Força Aérea Americana e todas suas economias, 15 dólares e 13 centavos.
Jurou que nunca mais voltaria o passado, que partiria sem olhar pra trás e foi feito, deixando apensa um bilhete embaixo do travesseiro de sua mãe: “Um dia espero que possa me perdoar” e partiu.
Mack viajou o mundo, mas não se esqueceu da família, sempre mandava dinheiro  para seus avós. Aos vinte e poucos anos Mack chegou a participar de um seminário na Austrália, depois de estudar bastante filosofia e teologia, retornou aos Estados Unidos, fez a as pazes com a mãe e as irmãs e se mudou para o Oregon, onde conheceu Nannet e se casou com ela.
Ele se tornou uma pessoa muito culta, comunicativa e proativa, não falava muito mais fazia e era bastante observador e pensador , quando fala causa certo desconforto nas pessoas, por ter ideias grandiosas e abertas, que choca um pouco as pessoas que preferem ouvir só o que é de costume. Apesar de muito culto agora depois de suas viagens, Mack ficou uma pessoa fechada, gostava de humilhar as pessoas para manter o controle da situação, o que não era nada agradável. Seus assuntos preferidos são Deus e a criação.
Mack está casado há 33 anos com Nan, uma mulher esforçada, determinada, amável, meiga e apaixonada por Mack, o ajudou bastante. Eles tiveram cinco filhos: Jon, Tyler, Katherine, Josh e a pequena Melissa ou Missy como é chamada.
Em março, uma grande frente fria desceu ao Canadá o que fez com Mack, não saísse muito de casa, passava a maior parte do tempo no computador em seu escritório. Aquilo o fazia perder horas trabalhando. Diante a tempestade, ele não poderia sair de casa para trabalhar, o que acabara fazendo em casa.
Em meio à tempestade, ele resolveu ir até a caixa de correio, o que se tornaria uma grande aventura, devido à chuva, rajadas de vento e o gelo. Já sem folego, depois de tanto lutar para retirar o gelo que encobria toda a caixa do correio, finalmente conseguiu retirar o que havia lá dentro. Um bilhete, em um papel sem dobra, datilografado que dizia:
Mackenzie,
Já um tempo, senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.
                                                                                                                       Papai.

Mack parecia não acreditar no que tinha acabado de ler, chegou a pensar que poderia ser uma grande brincadeira de mau gosto e se sentia muito mal ao pensar em retornar a cabana. Ele não sabia o que o aguardava.


No segundo capitulo é explicado com detalhes como aconteceu a Grande tristeza na vida de Mack, o que impedia de querer voltar a cabana algum dia ,era assim que ele se referia a quando sua filha mais nova, Missy, foi sequestrada. Tudo aconteceu no fim de semana do Dia do trabalho, um período de férias antes do retorno as rotinas de outono. Mack decidiu levar seus três filhos menores para um ultimo acampamento em Walowa, Nan não poderia ir, porque estava inscrita em um curso, um de seus filhos já tinha voltado a faculdade e o outro estava trabalhando.
O passeio aconteceu na cachoeira Multnomah, em uma trilha atrás da queda d’água, lá era contado historias e acontecia varias atividades. Neste lugar, jantaram, e ao cair da noite foram ver as estrelas, lá Missy pediu que seu a contasse a sua história preferida onde uma índia se sacrificou pelo seu povo para que eles não morressem por uma terrível doença e assim passaram horas falando sobre este assunto até Missy pegar no sono.


Ainda no acampamento a família de Mack se juntou a outras duas famílias que fizeram passeios juntos, seu filho Josh e Kate, foram passear de canoa e Mack tinha ficado com Missy e os amigos enquanto Josh e Kate passeavam no lago, Kate foi acenar para o pai e acabou desequilibrando e fazendo com que a canoa virasse, Josh ficou preso a canoa por uma das amarras do colete salva vidas, Mack levour um grande susto sem pensar duas vezes pulou na água e nadou bastante até conseguiu salvar o filho.
Ainda tentando se recuperar do salvamento de Josh, demorou um tempo para Mack perceber a ausência de Missy que tinha ficado sentada colorindo um livro no acampamento. Ele subiu a margem para onde pudesse avistar a menina, mas não havia sinal dela chamou várias vezes por seu nome e não teve resposta. Missy não estava mais ali.
Daí em diante Mack se desesperou ao ver que Missy realmente teria sumido que algo ruim pudesse ter acontecido com ela, um de seus amigos que conheceu no acampamento, Emil, que contatou a policia começaram então a tentativa de resgate da pequena Missy.
Foram longos dias de busca, sua esposa também foi até o local para tentar ajudar, mas de nada adiantaria, alguém teria que tomar contar dos outros filhos e ela acabou indo embora assim como parte das famílias que ali estavam acampando com a família de Mack. Ficaram apenas Emmil e Tommy para ajudar Mack na busca.
Foram procuradas evidências, a policia fez perguntas a Mack se algo de estranho tinha ocorrido dias antes, se sentia algo diferente, mas ele não se lembrava de nada. Até que um policial achou junto ao livro que Missy coloria um broche de joaninha, sendo essa uma evidência de que um terrível serial killer teria sequestrado Missy. Ele sempre deixava no local onde raptava as crianças. Foi detalhado para a policia o broche e chegada a essa conclusão, o Matador de Menininhas como era chamado o sequestrador, estava sendo procurado a cerca de 4 anos, mas nunca deixava evidências em seus crimes e os corpos nunca eram encontrados.
Mack se desesperou ao saber que sua pequena filha estava nas mãos de alguém tão terrível. Foram expedidas ordens de buscas uma grande mobilização para encontrar a menina.
Até que acharam a picape em que o sequestrador tinha raptado e saído da área de camping, Mack e sua equipe chegaram ao local cerca de três horas depois, lá era uma cabana em ruínas á beira de um lago.
A equipe se dividiu para fazer um plano de ação, até que uma agente espacial Samantha, chamou Mack para contar que havia achado algo, mas que não era bom, que não tinha encontrado Missy, mas precisava que ele identificasse algo que parecia ser da menina.
Mack se prontificou a identificar, foi quando a agente o mostrou o vestido da pequena todo rasgado e encharcado de sangue, estava no chão perto da lareira. Mack desmoronou nos braços de Emmil e Tommy e chorou descontroladamente. Os dias e semanas seguintes foram muito difíceis para Mack e sua família. Passaram-se três anos do sumiço de Missy, Mack ainda se culpava muito pelo o que havia acontecido e tentava entender então o porquê do bilhete que recebeu assinado em nome de Papai.
Pensava ele que poderia ser uma brincadeira, ou até mesmo o assassino tentando o tentar, pensava também se Deus poderia mandar um bilhete, se questionava sempre sobre isso. Ele já estava cansado de Deus, de religião, já achava que espiritualidade não resolveria seu problema, não traria Missy de volta, mas algo de grandioso o esperava.
Ele ainda fazia muitos questionamentos, tinha bastante dúvida em sua mente e coração e cautelosamente sem que ninguém de sua família soubesse começou a fazer planos para sua viagem a cabana. Contou apenas para seu amigo Willie, que emprestou seu jipe para Mack ir até a cabana.
O caminho até lá foi bastante turbulento e chegando à cabana, Mack não viu nada de diferente, tudo estava do mesmo jeito, até a marca de sangue ainda era visível perto da lareira. Então ele continuou a fazer seus questionamentos: O porquê de Deus o chamar e não aparecer se realmente Deus existia e se importava com ele. Uma tristeza profunda caiu sobre Mack e ele acabou adormecendo, ao acordar não acreditou que ainda estava ali e se sentiu um tanto bobo e resolveu partir.
Daí então veio uma das tantas surpresas, a neve que ainda caia começou a derreter e a se transformar em flores lindas, tudo em sua volta foi se transformando em algo jamais visto e inacreditável Mack ouvia vozes vindas da cabana e resolveu voltar, lá foi surpreendido por uma mulher negra enorme e que para sua surpresa era Deus, que estava acompanhada por Jesus e Sarayu que era a guardiã dos jardins, o sopro da vida.
Mack ficou bem assustado com o que viu, não esperava Deus daquela forma, mas Deus deixa claro para ele que não está ali para banalizar nenhum estereótipo.
Os dois seguem por muito tempo ali conversando sobre vários assuntos, Mack faz seus questionamentos referentes à importância que tem para Deus E o porquê de não ter protegido sua pequena filha e o livre-arbítrio. Todos participavam da conversa, tentando mostrar a Mack o verdadeiro sentido das coisas.
Sarayu convida Mack para um passeio no Jardim e o mostram algumas plantas que podem ser consideradas ruins, mas que de alguma forma podem ser curativas e boas para certos fins. O mostrou também a arvore do conhecimento do bem e do mal. Mack se sentia cada vez mais confuso com as informações, mas Sarayu o mostrou que o jardim se tratava de sua alma e que ela trabalhava junto dele para arrancar da alma de Mack os propósitos de Deus.
Jesus também o convidou para um passeio, mas Mack teria que atravessar um lago andando sobre a água, situação esta que o deixou com medo e parecia não acreditar no que ouvia. Entende-se que desta vez o passeio foi para Mack superar seus medos, aprender a viver no presente e a confiar nos propósitos e amor de Deus.


E caminhando pela floresta, Mack se deparou com uma trilha, que o levava diretamente, a uma rocha, onde havia uma porta invisível que não hesitou em entrar, ele podia ver uma leve luz no fundo e ao ver encorajou-se, segui está luz, onde encontro com Sophia, entidade da sabedoria, a mulher que transformara as emoções de Mack, ela era uma mulher muito bela e queria mostrar a Mack o porquê de esta acontecendo tudo aquilo, era o local onde tocaria o coração de Mack. Sophia não exitou em transparecer tudo o que desrespeito a Mack e sua vida, ela  queria falar sobre o amor de Mack queria que ele amasse os outros filhos da mesma forma que ele amava Myssi, e Mack nem sabia, mas estava ali para ser julgado e aprender a não julgar. Sophia queria que Mack enxergasse todos os erros que havia cometido todas as decisões erradas que havia feito todas as pessoas que se deixara enganar, queria afastar Mack daquela grande tristeza. E lhe proporcionou um dos momentos mais felizes da sua vida depois de 3 anos da grande tristeza, o encontro com Myssi, como poderia estar a cabeça de Mack encontrar sua pequena depois de tanto tempo, para Mack olhar sua pequena vê-la correndo já era uma alegria imensa.

Então Mack ao retornar daquele momento único e maravilhoso, encontrou Jesus, e ficaram conversando á beira do lago, onde jesus também falava com á Mack, quem era ela é o propósito daquela conversa, onde Mack pode compartilhar com Jesus a alegria de visto novamente sua filha, mais é onde tentar entender novamente o porque de tudo, é onde jesus fala com ele sobre a igreja, sobre o que é servi a Deus, é onde ele tenta da uma base para as duvidas de Mack
            Ao retornar a cabana, todos aguardavam Mack, papai como sempre o aguardava com deliciosos bolos e biscoitos, ao sentarem e conversarem papai foi explica sobre o que havia acontecido e como sempre Mack com suas duvidas de porque ele e tudo mais papai explica a que tudo é um propósito, que tudo acontece para que haja um ensinamento, para que nos seres humanos, entenda o que Deus, faz na nossa vida e para que faz.


Sarayu, como o espírito santo mostra a Mack, as limitações dos seres humanos, a consequência de seguirmos além do que podemos qual a parte que erramos, e explicou a Mack que o tempo todo está conosco, mesmo que não as percebamos, ela faz com que Mack, veja seu passado um homem, que buscava a DEUS, que seguia as doutrinas da igreja, e seu presente um homem que vive em uma imensa tristeza, um homem que blasfemava que não acredita hoje esta diante da sua vida, tudo aquilo que um dia ignorou. E logo mais ao retornar a cabana, Mack ainda indagava muitas coisas, ele não entendia como eles amavam os humanos, eles tentavam fazer com que Mack entendesse que tudo acontecia devido às decisões que os seres humanos tomavam tudo volta da mesma forma na quais nos lançaram e se lançamos palavras ruins voltara assim para nós.
 Mack se sentia fortalecido e restaurado a cada minuto que podia compartilhar tudo aquilo, ao lado daquelas 3 pessoas, vivia momentos de grande satisfação e alivio, pois pode, tirar de si um fardo de culpa, e depois de anos, que se passaram , e tudo que havia acontecido, Mackenzie, estava novamente frente a frente, com o homem que fez de sua infância, a pior que uma criança podia se ter, Mack pela primeira vez conseguiu olhar para seu pai com amor, pode senti-lo, presente nem que fosse instantes, pois seu pai passará rapidamente, diante disso papai o levou ao centro da criação do universo.


Ao acordar no dia seguinte, Mack não sentia naquele mundo será tudo real, ou um sonho, o que pensar, e papai resolver presentear Mack levou ao inicio de uma trilha, e apontou a bengala, para uma árvore, fora do caminho com pequeno arco vermelho quase imperceptível. Para ele aquilo não era nada, enquanto caminhavam, falava com papai sobre a importância da conversa com Sophia, ao longo da trilha, dava percebia o pequeno arco vermelho, e pondo fim a tudo isto, papai falou com Mack que aquela seria a trilha da cura, aquela seria a parte de se encerrar a jornada, e ao ouvir as palavras de papai , Mack chorando, tentava explicar para papai que não tinha capacidade de perdoar, o homem que matara sua pequena, e Deus sempre mostrando a ele o valor das palavras, que perdoar não é esquecer-se do aconteceu e sim da um direito para que a pessoa possa se redimir e depois de caminharem por um longo tempo chegaram ao destino final. Pararam diante de uma rocha que Papai e Mack, tiram os entulhos e apareceu a entrada de uma caverna com cheiro odoroso de podridão, então papai protegeu o rosto de Mack com um lenço dado por Sarayu e num pequeno afloramento da rocha encontrara um corpo que presumira ser o de Missy, mas no mesmo instante soube que não a verdadeira Missy. Mack abraçara aquele corpo e colocara em meio às flores e seu coração havia se enchido de pensamentos depois daquele momento.
Ao retornar ao chalé, Mack vi o trabalho no qual Jesus havia feito, ele esculpiu os detalhes da vida de Myssi em um caixão feito para ela já que haviam encontrado seu corpo. Depois de tudo Mack se viu diante a uma difícil escolha ficar e permanecer com Missy, ou voltar e deixa-la para trás, Mack decidiu voltar porque Sarayu havia falado que Kate precisava muito dele porque ela se culpava pela morte Missy.
Ao ir embora da cabana ele sofre um acidente de carro, acordou quatro dias depois diante de vários olhares amigos, médicos e enfermeiros, sua esposa, Nan que narrou para ele todo o acontecimento do acidente. Pasmo com a informação de que sofrerá o acidente no mesmo dia em que saiu para ir à cabana e ficou se perguntado se era verdade ou um sonho. Mesmo assim tomou coragem e contou a sua esposa tudo o que havia acontecido e juntos tiveram uma conversa com Kate para tirar dela a culpa que sentia morte da irmã. Mack tirou de si toda a sua tristeza livrando sua filha Kate da culpa. Após sua recuperação voltou ao local do sequestro juntamente com os policiais que estavam acompanhando a tragédia, Mack segui as pistas que o sequestrador deixou nas árvores e encontrou o corpo de Missy. Os policiais ficaram absmados e Mack simplesmente respondeu que foi Deus que lhe mostrou. E agora será que foi mesmo um sonho, ou Mack viveu tudo aquilo?

























Pontos fortes e pontos fracos

O grupo gostou muito livro porque nele fala de assuntos que podem ser inseridos em nossas vidas com facilidade. O autor fala da santíssima trindade de uma forma bem diferente do que estamos acostumados a ouvir, traz grandes ensinamentos, como por exemplo, a de não fazer julgamentos principalmente quando não se sabe o motivo, nos ensina como enxergar todos os erros e injustiças cometemos ao longo da vida e mostra a nossa ingratidão que temos com todas as coisas que Deus faz na nossa vida. Faz-nos perceber que é importante estar perto das pessoas que amamos e é bom confiar em Deus.
Os pontos fracos que observamos no texto foi que ele tem uma leitura um pouco confusa e difícil de entender e imaginar, como pensar em ter um encontro com Deus e em uma cabana. O Livro não tem final concreto o autor deixa que leitor dê o final e aberto para que ele acredite ou não.































Percepções individuais

“Muito interessante e aborda temas da bíblia de forma bem contemporânea, por exemplo, a Santissíma Trindade identificando-os como Elousia, a negra governanta e cozinheira, Sarayu, Guardiã dos jardins e Jesus, o carpinteiro, todos dizem que Deus é do sexo masculino e o autor quebra a barreira dizendo que ele pode ser também do sexo femino e Sarayu que simboliza o Espírito Santo o que pra mim faz todo sentido porque na minha visão ambos não têm sexo. A abordagem que Deus é severo e Jesus é bondoso é a realidade que vejo nas pessoas e acredito que ambos são bondosos e generosos. Classifico como um livro de autoajuda que nos ensina que não devemos julgar os outros e somos culpados pelas nossas decisões já que Deus nos deu o livre arbítrio. Deus tem uma missão para cada um de nós e que devemos sempre seguir em frente carregando todas as lições do passado para ser uma pessoa melhor.
(Araceli)

 “Quando li o livro, senti uma emoção muito forte, pois o contexto é muito próximo a minha realidade! Em alguns momentos me revoltei com as escolhas que Deus fez para minha vida, porém com o passar do tempo percebi que tudo teve um propósito!”
(Lorena)

“Na minha opinião, o livro trata da Percepção. O fato de nós questionarmos os acontecimentos, querermos respostas que não nos cabem e acima de tudo, procurar alguém maior em Quem por a culpa. Mack tenta culpar alguém pela morte da filha, precisa culpar alguém.  Sua dor não é caudada pela perda da filha, e sim pela impotência de não encontrar o culpado. na ausência de um alguém para culpar É mais fácil jogar a culpa sobre Aquele que deveria controlar tudo em todo lugar e tentar encontrar um significado por trás de cada acontecimento.
Por outro lado segundo o Deus do livro, não existe culpa, nem razão para as coisas acontecerem. Estamos vivos e a presença de Deus está em cada ser vivo, inclusive em nós mesmos. Portanto se formos felizes em nossas vidas, faremos Deus feliz.Se amarmos ao próximo, amaremos a Deus.
As respostas que queremos não são as respostas que precisamos. Não existe pecado, não existe o errado, não existe o mal. A vida nos foi dada para que o HOMEM pudesse viver, se encontrar e descobrir. Para que o homem aprendesse a escolher. Todas as escolhas trazem perdas e consequências.
Os males que causamos são resultados de nossa história, enquanto humanos, e não um castigo de Deus.”
(Fábio)

“Ao ler o livro A Cabana pude notar que e uma historia muito triste, pois uma criança morre, e seu pai e que uma pessoa descrente em Deus e esta em um ponto de sofrimento,duvidas,angustias supostamente recebe uma carta como se fosse de Deus, ele retorna ao lugar que perdeu sua filha mais nova uma cabana ,onde e citado pelo livro ele e recebido por  Deus, Jesus e o Espírito Santo.
Porém o Pai como uma senhora negra cozinheira, o Filho como um judeu de nariz grande e o Espírito como uma moça asiática que parece feita de luz, e para o pai e um pesadelo, mais nos leva a pensar a medida que vamos lendo o livro,se realmente Deus existe, e porque ele permitido que aquilo acontecesse . 
Passamos a pensar o que e certo ou errado cabe cada um decidir, o que devemos acreditar, ou aprender com o que o escritor quis nos mostrar.  Então, encaro este texto como  uma verdade é que o livro me pareceu fantasioso demais, além de ter uma leitura carregada, cansativa, cheia de frases de duplo sentido.”.
(Tamara)

“O livro a cabana foi um dos melhores livros que li até hoje, ele mudou muitas coisas na minha forma de pensar, me mostrou o valor que Deus, tem em nossas vidas, e mostrou também como nos os desvalorizamos, como achamos que ele tem culpa dos nossos problemas, e por mais que coisas ruins aconteçam, por mais que sofremos Deus  tem um propósito em nossas vidas, nada acontece por acaso, tudo tem um fundamento, consegui ver as coisas, como forma de equilíbrio, para as quedas, superação pelas nossas perdas, pois o que mais desestrutura um ser humano é a perda, perda de alguém da qual não imaginávamos que iria tão cedo, no momento que estou.
             Ler esse livro foi o meio de conseguir atingir objetivos, superar minhas dores, consegui a ver todas as pessoas como presente de deus por mais que não tenham nenhum significado. Resumindo Deus é a pessoa da qual não devemos deixar sair de dentro de nos ter deus ao nosso lado é uma maravilha, só ele pode todas as coisas há e aprendi também que Deus sempre mostra a solução que nós seres humanos não temos capacidade, enxergar  todas as coisas boas que ele tem a nos mostrar. Há como seria poder encontrar com deus em uma cabana, conversar com ele, mais sei que todos os dias, horas e momentos deus esta presente, na minha, me levantando quando caiu, me guiando quando perco a direção, me dando alegria quando estou triste, me iluminando quando estou na escuridão, é ele que quando penso em desistir, fala ao meu ouvido continue, pois estou contigo.”.
 (Miriam)

“O livro ‘A Cabana’ conta a historia de um homem, Mack, que ao passar por uma ‘Grande Tragédia’ em sua vida, tem a oportunidade de passar um final de semana na companhia de Deus, Sophia, Jesus e o Espírito Santo. Mack, ao passar por uma grande tragédia na sua vida, que foi a perda da sua filha mais nova, tem a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas que carregava em seu coração, sobre a existência de Deus e por que o seu abandono na hora que mais precisou.
O livro passa uma historia muito triste, sobre perdas, dúvidas, e esclarecimentos. É um livro muito impactante, repleto de sentimentos que muitos passam por eles, ao se depararem com grandes perdas em suas vidas. E o mais importante, o livro tende a propor que tudo na vida tem a sua hora, o seu tempo, que todos os acontecimentos têm uma explicação, nada é em vão. Através da tristeza, somos testados a perceber o quão importante é Deus em nossas vidas, o quanto confiamos nele para nos confortar em momentos difíceis, e como o perdão é importante para seguirmos nossa vida com mais tranquilidade e mais confiança, pois perdoar, mesmo que seja Deus, como é a história do livro, por mais difícil que seja, é necessário.” (Hudson)


“Excelente leitura, o livro aborda o assunto religião de uma forma contemporânea fugindo de todos os estereótipos religiosos que somos apresentados. Eu que acredito em Deus e na religião, gostei da forma em que Deus aparece e como tentou mostrar o lado bom de tudo para Mack e as consequências de seus atos. Mostra de uma maneira simples e tocante este ponto importante na vida das pessoas, conhecer a própria essência e se mostrar capaz de mudar para uma vida melhor. E que Deus está o tempo todo conosco e devemos confiar em sua vontade, não devemos temer apenas viver intensamente, sem culpa, sem amarras ao passado.”
(Lívia)


































Nenhum comentário:

Postar um comentário